serIII 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SANTOS, Ricardo Manuel da Fonseca; SANTOS, Paulo Miguel da Fonseca; SANTOS, Vera Lúcia Dias Batista    DUARTE, João Carvalho. A qualidade de vida do idoso: o caso da Cova da Beira. []. , serIII, 11, pp.37-48. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1210.

A compreensão dos processos de envelhecimento que transformam a nossa velhice num momento feliz ou num verdadeiro naufrágio constitui o objeto de investigação de numerosos cientistas (Fontaine, 2000). A amostra não probabilística por conveniência inicial foi formada por 103 idosos, dos quais destes 36 são institucionalizados e 67 não institucionalizados. Trata-se de um estudo correlacional, cuja recolha de dados se baseou num conjunto de questionários e escalas. Esta investigação incide sobre os idosos residentes na Cova da Beira e tem como objetivo geral identificar as principais variáveis sócio familiares que se relacionam com a qualidade de vida, quer dos idosos institucionalizados quer dos não institucionalizados. Como principais resultados verificou-se que todas as variáveis sócio familiares influenciam a qualidade de vida do idoso. O suporte social influencia a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Confirmou-se também a influência das atividades instrumentais de vida diária em todos os domínios da qualidade de vida à exceção do sono e para os idosos institucionalizados e não institucionalizados. A funcionalidade familiar, o apoio social e o risco social influenciam a qualidade de vida do idoso não institucionalizado.

: qualidade de vida; idoso; relações familiares.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License