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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus. Estigma pessoal e percebido acerca do abuso de álcool e intenção de procura de ajuda. []. , serIII, 11, pp.59-66. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1360.

^lpt^aEnquadramento: os estigmas, pessoal e percebido, são referidos na literatura como entraves e barreiras à procura de ajuda em saúde mental, assim como áreas de intervenção comunitárias a privilegiar. Objetivos: comparar os níveis de estigma pessoal e percebido dos adolescentes e jovens portugueses acerca do abuso de álcool; identificar os preditores da intenção de procura de ajuda em situação de consumo abusivo de álcool. Metodologia: estudo de natureza quantitativa, de tipo descritivo-correlacional, realizado a partir de uma amostra selecionada em multi-etapas por clusters, tendo sido administrado o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental (QuALiSMental) de Loureiro, Pedreiro e Correia (2012). Resultados: são encontradas diferenças estatisticamente significativas nos níveis de estigma pessoal e percebido. O género tem influência nos estigmas, assim como a familiaridade e o reconhecimento. Os estigmas, pessoal e percebido, assim como a familiaridade e reconhecimento são preditores da procura de ajuda. Conclusões: sendo o consumo de álcool em adolescentes e jovens em grande parte socialmente difundido e culturalmente justificado, devem privilegiar-se campanhas de educação e sensibilização que favoreçam a redução do estigma percebido, isto porque as perturbações associadas ao álcool são das que implicam maior estigma e discriminação sociais.^len^aBackground: personal and perceived stigmas are referred in the literature as obstacles and barriers to help-seeking in mental health, as well as areas to favour in community intervention. Objectives: to compare levels of personal and perceived stigma of Portuguese adolescents and young people in relation to alcohol abuse and to identify predictors of help-seeking intention in situations of abusive alcohol consumption. Methodology: a quantitative descriptive-correlational study, conducted using a multistage sample selected by clusters, from participants who have completed the Questionnaire on Mental Health Literacy Assessment - QuALiSMental (Loureiro, Pedreiro and Correia, 2012). Results: statistically significant differences were found in levels of personal and perceived stigma. Gender has influence on stigma, as well as familiarity and recognition. Personal and perceived stigmas, as well as familiarity and recognition, are predictors of help-seeking. Conclusions: as alcohol consumption among adolescents and young people is widely distributed in society and is culturally justified, priority should be given to education and awareness campaigns to encourage the reduction of perceived stigma because disorders associated with alcohol are those that involve greater stigma and social discrimination.^les^aMarco: en la literatura, los estigmas, personal y percibido, se consideran obstáculos y barreras que dificultan la búsqueda de ayuda en el contexto de la salud mental, así como áreas de intervención comunitaria prioritarias. Objetivos: comparar los niveles de estigma personal y percibido de los adolescentes y jóvenes portugueses sobre el abuso de alcohol e identificar los predictores relacionados con la intención de buscar ayuda en una situación de consumo excesivo de alcohol. Metodología: estudio cuantitativo, de tipo descriptivo-correlacional, realizado a partir de una muestra seleccionada en múltiples etapas por clusters y mediante la aplicación del Cuestionario de Evaluación de la Alfabetización en Salud Mental - QuALiSMental (Loureiro, Pedreiro y Correia, 2012). Resultados: se encuentran diferencias significativas en los niveles de estigma personal y percibido. El género, la familiaridad y el reconocimiento influyen en los estigmas. Los estigmas, personal y percibido, así como la familiaridad y el reconocimiento son predictores de la búsqueda de ayuda. Conclusiones: puesto que el consumo de alcohol entre los adolescentes y los jóvenes está, en gran parte, difundido a nivel social y justificado a nivel cultural, se debe dar prioridad a las campañas de educación y sensibilización que promuevan la reducción del estigma percibido, ya que los trastornos asociados con el alcohol son los que implican mayor estigma y discriminación social.

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