serIII 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

BERNICE, Lam Nogueira Oi Ching    WAH, Mak Yim. Formação de competências na cessação do tabagismo para estudantes da pós-graduação de enfermagem comunitária em Macau. []. , serIII, 11, pp.67-76. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13137.

Contexto: O abandono do hábito de fumar é a principal preocupação do governo da Região Administrativa Especial de Macau. Os Enfermeiros de Prática Avançada (EPAs)/ enfermeiros desempenham um papel importante na divulgação de intervenção e aconselhamento sobre o abandono do hábito de fumar. No entanto, os EPAs não estão preparados para tal e, atualmente, não existem currículos suficientes relacionados com este tema em Macau. Objetivos: Avaliar o efeito de um workshop de dois dias sobre cessação do tabagismo para EPAs relativamente a competência, conhecimento e confiança exigidas no abandono do hábito de fumar. Método: Projeto pré-teste e pós-teste, com questionários para determinar o aumento da competência observado nos alunos de pós-graduação de Enfermagem Comunitária (N = 18), como resultado do workshop sobre cessação do tabagismo. Resultado: Os participantes revelaram que a formação teve um impacto significativo na melhoria das suas competências específicas na área da cessação tabágica; que o workshop foi claramente apreciado, útil e valorizado; e que os seus conhecimentos, confiança, vontade de intervir, avaliar, planear e aconselhar os clientes aumentaram. Conclusão: Os resultados deste estudo apoiam formação baseada em competências no abandono do hábito de fumar para os EPAs / enfermeiros. O estudo indica que as estratégias de intervenção de curta duração para a formação, como um workshop sobre o abandono do hábito de fumar, podem ter um impacto positivo na melhoria de competências dos EPA para trabalhar sobre cessação do tabagismo.

: enfermeiros de prática avançada; abandono do hábito de fumar; educação baseada em competências.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License