serIII 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo; FERREIRA, Maria Manuela Frederico    MAGALHAES, Maria José de Sousa. Violência nas relações de intimidade: crenças e atitudes de estudantes do ensino secundário. []. , serIII, 11, pp.95-103. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII12120.

^lpt^aA violência é definida como a ameaça ou o uso intencional da força ou do poder e engloba atos de agressão física, psicológica e sexual, fundamentados muitas vezes em conceções sociais e culturais estereotipadas. Foi desenvolvido um estudo quantitativo descritivo, com o objetivo de identificar crenças e atitudes legitimadoras de violência nas relações de intimidade, através da aplicação da Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (Machado, Matos e Gonçalves, 2006). O somatório total da escala mede o nível de tolerância/aceitação em relação à violência física e psicológica exercida no contexto de relações do tipo conjugal. A soma de cada fator permite compreender as crenças e atitudes específicas deste tipo de violência. A amostra é constituída por 688 estudantes de duas escolas secundárias, com média de idades de 17,44 anos, 61,30% do sexo masculino e 38,70% do sexo feminino. Os dados foram tratados no programa SPSS 18.0. De acordo com os resultados, os/as estudantes inquiridos/as são, em maior percentagem (68,9%), discordantes com as crenças e atitudes legitimadoras da violência. Os estudantes do sexo masculino apresentam respostas mais concordantes com a legitimação da violência, tanto no Global da Escala como em cada um dos fatores de legitimação.^len^aViolence is defined as the threat or intentional use of strength/power, including acts of physical, psychological or sexual violence, often based on social and cultural stereotypical conceptions. We developed a quantitative and descriptive study to identify beliefs and attitudes that legitimate violence in relationships, using the Scale of Beliefs about Marital Violence (Machado, Matos and Gonçalves, 2006), which measures the level of tolerance/acceptance of physical and psychological hostility carried out in the context of intimate relationships such as marriage. The sum of each factor allows us to understand the beliefs/attitudes about this specific type of violence. 688 students from two high schools were surveyed, with an average age of 17.44 years; 61.30% were male and 38.70% were female. The data were processed using SPSS 18.0. According to the results, a higher percentage (68, 9%), of the surveyed students disagreed with beliefs and attitudes that legitimate violence. The answers of males were more consistent with the legitimation of violence, both on the Global Scale and on each of the factors.^les^aLa violencia se define como la amenaza o el uso intencional de la fuerza o el poder, e incluye actos de violencia física, psicológica y sexual, que a menudo se basan en concepciones estereotipadas, sociales y culturales. Se desarrolló un estudio cuantitativo, descriptivo, con el objetivo de identificar creencias y actitudes que legitimasen la violencia en las relaciones de intimidad, mediante la aplicación de la Escala de Creencias sobre la Violencia Conyugal (Machado, Matos y Gonçalves, 2006). La suma total de la escala mide el nivel de tolerancia/aceptación en relación a la violencia física y psicológica ejercida en el contexto de las relaciones conyugales. La suma de cada factor permite comprender las creencias/actitudes específicas de este tipo de violencia. La muestra está constituida por 688 estudiantes de dos escuelas secundarias, con una media de edad de 17,44 años, de los cuales el 61,30 % son varones y el 38,70 % mujeres. Los datos se trataron con el programa SPSS 18.0. De acuerdo con los resultados, de los/las estudiantes encuestados, el porcentaje más elevado (68,9%), no concuerda con las creencias y actitudes que legitiman la violencia. Las respuestas de los estudiantes varones concuerdan más con la legitimación de la violencia, tanto en el Global de la Escala como en cada uno de los fatores.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License