serIII 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SILVA, MichelLeal Santos da; MARTINS, Gizele da Conceição Soares; PERES, Maria Angélica de Almeida    ALMEIDA FILHO, AntonioJosé de. A enfermagem na rede de apoio às residências terapêuticas para moradores com transtorno mental. []. , serIII, 11, pp.143-151. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13135.

As residências terapêuticas integram os dispositivos extras hospitalares para doentes com transtorno mental. No entanto, o seu processo de implantação é complexo, cuja participação da enfermagem é significativa. Os objetivos do estudo são: descrever como se deu a participação da enfermagem na rede de apoio às residências terapêuticas para moradores com transtorno mental no município de Duque de Caxias e discutir como se deu as circunstâncias de transferência desses utentes para o Residencial das Flores, no mesmo município. Trata-se de um estudo de perspetiva histórico social. Evidenciou-se a participação da enfermagem no planeamento, coordenação e implantação dasesidências erapêuticas no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro- Brasil. Conclui-se quea enfermagem é imprescindível para o êxito desta política, atuando nos demais dispositivos que apoiam as residências terapêuticas.

: enfermagem; história da enfermagem; enfermagem psiquiátrica.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License