serIV 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MARQUES, Ermelinda Maria Bernardo Gonçalves; SERDIO SANCHEZ, Carmen    PALACIOS VICARIO, Beatriz. Perceção da qualidade de vida de um grupo de idosos. []. , serIV, 1, pp.75-84. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1314.

Os idosos formam um núcleo relevante da população, tornando-se o estudo do processo de envelhecimento uma exigência no momento atual, e mais concretamente, o estudo da sua qualidade de vida. O principal objetivo deste trabalho consistiu em conhecer a perceção que os idosos têm da sua qualidade de vida. Tratou-se de um estudo exploratório-descritivo, transversal e de natureza qualitativa. Decorreu num Centro de Saúde da Região Centro de Portugal, trabalhando-se com uma amostra, obtida através do processo de saturação de informação, de 48 idosos, dos quais 24 homens e 24 mulheres, cifrando-se a média de idades nos 74,79 anos. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada. Para os idosos estudados, Qualidade de Vida significa ter saúde, ter paz, harmonia, ser feliz, estar satisfeito com a vida, manter-se ocupado, seja com atividades de ócio, de voluntariado ou de trabalho. Significa também manter relações interpessoais e receber apoio da família, dos amigos e vizinhos. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de articulação entre serviços de saúde, serviços sociais, autarquias e educação, surgindo o Centro de Saúde como o local privilegiado para dinamizar e coordenar uma adequada intervenção à pessoa idosa.

: envelhecimento; idosos; qualidade de vida.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License