serIV 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

QUEIROS, Paulo Joaquim Pina. Conceitos disciplinares em uso por estudantes de licenciatura e de mestrado em Enfermagem. []. , serIV, 2, pp.29-40. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13120.

Enquadramento: A utilização da linguagem disciplinar, de conceitos, faz parte da integração na comunidade científica. Objetivos: Diagnóstico da situação quanto aos termos usados para definir enfermagem; o conjunto de conceitos em uso e o seu alinhamento com conceitos centrais e padrões de conhecimento, com vista a direcionar a formação em maior consonância com o estado da arte da teoria. Metodologia: Estudo descritivo, com análise de conteúdo, em duas amostras de estudantes de licenciatura e de mestrado. Resultados: Encontrámos dispersão de termos e conceitos a revelar dificuldade na definição de enfermagem; o cuidar é o termo e conceito com maior utilização; os conceitos de transição e bem-estar não estão apropriados pelos estudantes a iniciar o mestrado; os estudantes da licenciatura não dão centralidade ao termo transição mas valorizam com relevância o bem-estar; ambos facilmente percecionam a enfermagem como ciência, valorizando o padrão empírico; os estudantes a iniciar o mestrado, por afastados do ensino formal há mais tempo, apresentam uma menor apropriação de termos e conceitos disciplinares propostos pela teoria de enfermagem. Conclusão: Torna-se relevante que a formação inicial, pós-graduada e a contínua, contribua e beneficie da sistematização da teoria produzida e expressa em linguagem disciplinar específica.

: teoria de enfermagem; educação em enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License