serIV 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

VELLOSO, Isabela Silva Câncio; ARAUJO, Meiriele Tavares; NOGUEIRA, Jéssica Dias    ALVES, Marília. Gerenciamento da diferença: relações de poder e limites profissionais no serviço de atendimento móvel de urgência. []. , serIV, 2, pp.71-79. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1374.

Enquadramento: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um serviço do Sistema de Saúde Brasileiro, é influenciado por determinantes económicos, políticos e simbólicos, tornando-se um sistema de interesses e uma arena de conflitos. Objetivos: Compreender como as práticas de poder configuram as relações e os limites profissionais no SAMU de Belo Horizonte, Brasil. Metodologia: Trata-se de um Estudo de Caso qualitativo que se utilizou do referencial pós-estruturalista. Resultados: Sob a ótica dos limites profissionais e das delimitações territoriais no trabalho do SAMU, percebe-se as dificuldades para reconhecerem o grupo enquanto equipa de trabalho, enquanto os seus discursos reforçam a histórica dominação da classe médica sobre os demais profissionais. Conclusão: Para os profissionais do SAMU um dificultador é identificar e compreender os tênues limites entre o seu espaço de trabalho e o dos outros, já que o seu espaço de atuação corresponde a todo território da cidade e tentar delimitá-lo é um desafio maximizado pela fragmentação dos serviços de saúde e dos conflitos existentes, os quais favorecem ações individualistas prejudiciais à proposta de integração do sistema de saúde.

: serviços médicos de emergência; equipe de busca e resgate; prática profissional; relações interprofissionais.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License