serIV 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SILVA, Catarina Sousa e    CARNEIRO, Marinha. Adaptação à parentalidade: o nascimento do primeiro filho. []. , serIV, 3, pp.17-26. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13143.

Enquadramento: O nascimento do primeiro filho é um acontecimento que altera a vida dos progenitores, num processo que é facilitado pelo enfermeiro de saúde materna e obstétrica. Objetivo: Compreender as vivências da parentalidade, no internamento, após o nascimento do primeiro filho saudável, nas primeiras 48 horas pós-parto eutócico. Metodologia: A investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, na qual participaram 26 progenitores (treze pais e treze mães) de um recém-nascido saudável de termo. Recorreu-se à entrevista semi-estruturada, cujas respostas foram alvo de análise de conteúdo, categorizando-se as unidades de registo. Resultados: As figuras maternas destacaram o cansaço e um estado psicológico que variou entre a alegria e a tristeza, que não conseguiram especificar. As figuras paternas descrevem o seu papel como acessório num cenário em que mães e recém-nascidos interpretaram os papéis centrais. Conclusão: Este estudo contribuiu para a compreensão da transição para a parentalidade. Pais e mães relataram-na de forma diferente. Enquanto que a puérpera espera dos enfermeiros atenção, acompanhamento e orientação, o pai deseja um maior envolvimento neste processo.

: pais; período pós-parto; cuidados de enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License