serIV 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PEREIRA, Sandra Martins et al. Burnout em médicos e enfermeiros: estudo quantitativo e multicêntrico em unidades de cuidados paliativos em Portugal. []. , serIV, 3, pp.55-64. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII13178.

Enquadramento: O contacto sistemático com a morte é considerado fator de risco de burnout na saúde, particularmente para os médicos e enfermeiros que desenvolvem a sua atividade profissional em cuidados paliativos. Objetivos: Estudar a síndrome de burnout nestes profissionais, em Portugal. Metodologia: Estudo multicêntrico, de cariz quantitativo com aplicação de um questionário. Resultados: De um total de 142 profissionais, 88 devolveram o questionário devidamente preenchido; destes, somente 3% se encontravam em burnout e 13% em alto risco de desenvolver esta síndrome. Professar alguma religião (p=0,005) e possuir formação pós-graduada em cuidados paliativos (p=0,011) estavam significativa e inversamente associados ao burnout. A existência de conflitos com outros profissionais (p=0,012) estava significativamente associada com o desenvolvimento desta síndrome. Conclusão: Embora a percentagem de profissionais com altos níveis de burnout em cuidados paliativos seja baixa, há fatores de risco que podem ser otimizados de modo a promover um maior bem-estar dos próprios profissionais.

: burnout; cuidados paliativos; médicos; enfermeiros; estudo multicêntrico.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License