serIV 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SANTOS, Ana Maria Poço dos; GOMEZ CANTARINO, Sagrario; SILVA, Teresa Maria Campos    VELASCO ABELLAN, Minerva. Formación de matronas en España desde la segunda mitad del s. XX hasta la actualidad. []. , serIV, 3, pp.131-137. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14054.

^lpt^aContexto: A formação da parteira em Espanha tem sido condicionada pela cultura social do país e pela figura da mulher. Objetivo: Apresentar uma análise da legislação em vigor em Espanha, na segunda metade do séc. XX até hoje. Metodologia: Revisão da literatura de compilação legislativa, Dicionário da Academia Real, livros de educação de Enfermagem e bases de dados internacionais e agências governamentais. Resultados: A segunda metade do séc. XX é o tempo em que três profissões médicas diferentes são unificadas numa só, levando aos primeiros sinais de experiência, primeiro através de estudos de Assistente Técnico de Saúde, em seguida, através de Diploma em Enfermagem e, atualmente, por meio da Licenciatura em Enfermagem. Conclusão: O desenvolvimento formativo e a falta de programas de treinamento, entre outros, leva-nos a considerar a necessidade de descobrir como chegaram à formação, a fim de compreender a posição desta especialização hoje.^len^aContext: The training of midwives in Spain has been conditioned by the social culture of the country and the female figure. Objective: To present an analysis of the current legislation in Spain from the second half of the 20th century to the present day. Methodology: Literature review of legislative compilation, Dictionary of the Royal Academy, Nursing education books and international databases and government agencies. Results: In the second half of the 20th century, three different medical professions were unified into one, leading to the first signs of experience, first through the studies of Technical Health Assistant, then through the Diploma in Nursing and currently through the Degree in Nursing. Conclusion: The formative development and the lack of training programs, among others, leads us to consider the need to discover how they achieved training in order to understand the current position of this specialisation.^les^aContexto: La formación de la matrona en España ha estado condicionada por la cultura social del país, así como por la figura de la mujer. Objetivo: Presentar un análisis de la legislación vigente en España desde la segunda mitad del siglo XX hasta nuestros días. Metodología: Revisión bibliográfica de la compilación legislativa, Diccionario de la Real Academia, libros de educación de Enfermería y bases de datos internacionales y organismos oficiales. Resultados: La segunda mitad del siglo XX es el tiempo en el que tres profesiones médicas diferentes se unifican en una sola, dando lugar a los primeros signos de la experiencia, primero a través de los estudios de Ayudante Técnico Sanitario, después, a través de la Diplomatura en Enfermería y, en la actualidad, a través del Grado en Enfermería. Conclusión: El desarrollo formativo, así como la falta de programas de formación, entre otros, nos llevan a considerar la necesidad de descubrir cómo han llegado a la formación con el fin de comprender la situación de esta especialización en la actualidad.

: .

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License