serIV 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SANTOS, Tânia Sofia Pascoal dos. Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa. []. , serIV, 3, pp.149-155. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14001.

^lpt^aContexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança. Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes. Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória. Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória.^len^aBackground: At school age, there is a growing feeling of independence and a growing ability to follow rules and absorb information. Taking these skills into account, the nurse should be responsible for reducing the child’s anxiety. Objective: To describe the nursing interventions which reduce preoperative anxiety in school-age children. Methodology: This is an integrative review (2008-2013), using the B-ON (Online Knowledge Library), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Portuguese Catholic University Documentation Centre and Google Scholar databases. The search was based on keywords and boolean operators. Inclusion and exclusion criteria were defined and four articles were considered relevant. Results: During the analysis, the typology of each study was taken into account. The implementation of structured and preoperative programs adapted to children allowed to reduce anxiety, thus making adherence to care and postoperative recovery more effective. Conclusion: Parental support and the quality of pre-admission procedures are essential to help both children and parents find ways of minimising preoperative anxiety.^les^aContexto: En la edad escolar hay un creciente sentimiento de independencia y de capacidad de seguir reglas y de absorber información. Dadas estas capacidades, el enfermero debe ser responsable de disminuir la ansiedad del niño. Objetivos: Describir las intervenciones de enfermería que reducen la ansiedad preoperatoria en niños en edad escolar. Metodología: Revisión integradora (2008-2013); investigación realizada en las plataformas de búsqueda B-ON (Biblioteca del Conocimiento en Línea), EBSCO (Elton Bryson Stephens COmpany), Centro de Documentación de la Universidad Católica Portuguesa y Google Académico, utilizando palabras clave y operadores booleanos. Se definieron criterios de inclusión y exclusión, y cuatro artículos se consideraron relevantes. Resultados: En el análisis se consideró la tipología de los estudios. La realización de programas preoperatorios estructurados y adaptados al niño permite disminuir la ansiedad, lo que hace que la aceptación de los cuidados y la recuperación posoperatoria sean más eficaces. Conclusión: El apoyo de los padres y la calidad de la preadmisión son esenciales para ayudar a los niños y a los padres a encontrar estrategias para reducir la ansiedad en la fase preoperatoria.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License