serIV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

DINIS, Liliana Isabel Correia    FRONTEIRA, Inês. A influência da rotação no trabalho na satisfação profissional dos enfermeiros num serviço de cirurgia. []. , serIV, 5, pp.17-26. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14008.

Enquadramento: A satisfação profissional está associada a melhores resultados no trabalho permitindo uma otimização dos cuidados de saúde. Objectivos: Compreender a influência da rotação no trabalho, entre secções do mesmo serviço, na satisfação profissional dos enfermeiros. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional, analítico e transversal, com recurso a 1 questionário e posterior análise estatística descritiva e bivariada dos dados. Resultados: Resultados referentes à proveniência do enfermeiro, satisfação com o número de turnos, ritmo de trabalho e tecnicidade, foram estatisticamente significativos. Os enfermeiros muito insatisfeitos com a rotação estavam profissionalmente satisfeitos. Por outro lado, os enfermeiros muito satisfeitos com a rotação estavam profissionalmente bastante satisfeitos. Não se verificou associação entre satisfação e rotação, mas denotou-se uma verbalização informal de insatisfação por parte dos enfermeiros, tornando-se ideal a realização de um estudo qualitativo ou misto. Conclusão: A participação dos enfermeiros no processo de tomada de decisão, nomeadamente quanto ao sistema de rotação, deve ser continuamente valorizada, uma vez que permite ao trabalhador expandir o seu campo de ação e atingir melhores resultados.

: rotação no trabalho; enfermeiros; satisfação profissional.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License