serIV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

RODRIGUES, Alexandrina Marques; ALVES, Odete Maria Azevedo    AMORIM, Elsa Cristina Barreto Lima Freitas. Impacto do Projeto de Intervenção na Obesidade Infantil no primeiro ciclo de um agrupamento de escolas. []. , serIV, 5, pp.57-64. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14062.

^lpt^aEnquadramento: No período letivo 2009-2012 implementou-se o Projeto de Intervenção na Obesidade Infantil num Agrupamento de Escolas do Alto Minho. Objetivos: Avaliar o impacto do projeto na prevalência da obesidade infantil, nos comportamentos alimentares e na atividade física em crianças que em cada ano completam seis anos. Metodologia: O Projeto de Intervenção na Obesidade Infantil obedeceu a metodologia de projeto. Na avaliação do impacto optou-se por uma metodologia mista, retrospetiva. Os dados quantitativos obtiveram-se pela avaliação dos comportamentos alimentares, da atividade física e da antropometria de 381 crianças, os dados qualitativos através de Focus Group. Resultados: As prevalências da sobrecarga ponderal, ao longo dos anos letivos, foram elevadas, todavia as crianças com sobrecarga, sujeitas a intervenção individual/familiar, passaram para normoponderal. Os níveis de atividade física foram baixos e verificou-se predominância na Dieta Mediterrânica ótima. Dos Focus Group emergiram perceções relacionados com o desenvolvimento do projeto. Conclusão: As intervenções do projeto não contribuíram para a diminuição da sobrecarga ponderal, no entanto mantem-se a necessidade da intervenção numa perspetiva comunitária.^len^aTheoretical framework: The Childhood Obesity Intervention Project was implemented in a Cluster of Schools in the Alto Minho region of Portugal between 2009 and 2012. Objectives: To assess the impact of the project on the prevalence of childhood obesity, eating habits and physical activity in children turning six by the end of each year. Methodology: The Childhood Obesity Intervention Project used project methodology. Mixed-retrospective methods were used to assess the impact. Quantitative data were obtained by assessing the eating habits, the physical activity and the anthropometry of 381 children. Qualitative data were obtained through focus groups. Results: The prevalence of overweight was high throughout the schools years. However, overweight children who were subjected to an individual/family intervention became normal-weight. The levels of physical activity were low and the optimal Mediterranean Diet was predominant. As regards the focus groups, perceptions related to project development emerged. Conclusion: The project's interventions did not contribute to reduce overweight. However, from a community perspective, the intervention remains necessary.^les^aMarco contextual: En el período lectivo de 2009 a 2012 se implementó el Proyecto de Intervención en la Obesidad Infantil en una agrupación de escuelas del Alto Miño. Objetivos: Evaluar el impacto del proyecto en la prevalencia de la obesidad infantil, los comportamientos alimenticios y la actividad física en niños que cada año completan seis años. Metodología: El Proyecto de Intervención en la Obesidad Infantil aplica la metodología de proyecto. En la evaluación del impacto se optó por una metodología mixta y retrospectiva. Los datos cuantitativos se obtuvieron mediante la evaluación de los hábitos alimenticios, la actividad física y los parámetros antropométricos de 381 niños. Los datos cualitativos se obtuvieron a través del Focus Group. Resultados: Las prevalencias de sobrecarga ponderal, a lo largo de los años lectivos, fueron altas, pero los niños con sobrecarga que tuvieron una intervención individual o familiar pasaron a normoponderales. Los niveles de actividad física fueron bajos y se observó un predominio en la dieta mediterránea óptima. De los Focus Group surgieron aspectos relacionados con el desarrollo del proyecto. Conclusión: Las intervenciones del proyecto no contribuyeron a la disminución de la sobrecarga ponderal. No obstante, se mantiene la necesidad de seguir con la intervención en una perspectiva comunitaria.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License