serIV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FONSECA-MACHADO, Mariana de Oliveira; PARREIRA, Bibiane Dias Miranda; MONTEIRO, Juliana Cristina dos Santos    GOMES-SPONHOLZ, Flávia. Perfil sociodemográfico e competência em aleitamento materno dos profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. []. , serIV, 5, pp.85-92. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1378.

Enquadramento: A atuação dos profissionais de enfermagem da atenção primária contribui para a melhoria dos índices de aleitamento materno. Objetivos: Descrever as características pessoais e profissionais dos profissionais de enfermagem da atenção primária e identificar sua perceção quanto à própria competência para manejar e orientar a prática do aleitamento materno. Metodologia: Estudo observacional, transversal e descritivo desenvolvido entre março e julho de 2010, com 85 profissionais de enfermagem da atenção primária do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Utilizamos dois questionários autoaplicáveis, validados no Brasil e a análise univariada dos dados. Resultados: Profissionais predominantemente jovens e do sexo feminino; a maioria amamentou os filhos, participou de cursos sobre aleitamento e considerou-se apta para realizar orientações e para o manejo clínico da amamentação durante o pré-natal, grupos educativos, puericultura e visitas domiciliares; o tempo médio de atuação nas equipas foi de dois anos e meio. Conclusão: Para que a nutriz tenha sucesso durante a amamentação é necessária uma rede de apoio que inclua profissionais de saúde capacitados e sensibilizados.

: aleitamento materno; enfermagem em saúde pública; saúde da família.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License