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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

BATALHA, Luís Manuel Cunha; FERNANDES, Ananda Maria; CAMPOS, Catarina de    GONCALVES, Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Costa. Avaliação da dor em crianças com cancro: uma revisão sistemática. []. , serIV, 5, pp.119-127. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14013.

^lpt^aContexto: A dor persistente na criança com cancro apresenta particularidades que dificultam a sua avaliação. Objetivos: Identificar instrumentos de avaliação de dor persistente e indicadores associados a esta experiência utilizados em crianças com cancro. Método da revisão: Utilizando as bases de dados Medline e CINAHL, selecionaram-se estudos primários entre 2003 e 2013 que avaliaram a experiência de dor em crianças (0-18) com cancro. A seleção dos textos, a avaliação da qualidade metodológica e a extração e síntese dos dados foi realizada por dois investigadores, seguindo as orientações do Joanna Briggs Institute. Apresentação e interpretação dos resultados: Nos 16 estudos selecionados, identificaram-se 15 instrumentos de avaliação da dor e dois que avaliam também outros indicadores. Identificaram-se ainda outros indicadores considerados associados à experiência dolorosa. Conclusão: O elevado número de instrumentos identificados para avaliação da dor comprova a ausência de evidências sobre os melhores instrumentos. Dada a natureza da dor oncológica, parece-nos que a avaliação exclusiva da intensidade é uma visão redutora das experiências de dor persistente das crianças com cancro.^len^aBackground: The peculiarities of persistent pain in children with cancer make its assessment difficult. Aim: The aim was to identify persistent pain assessment tools and indicators related to this experience that have been used in children with cancer. Method of Review: Using Medline and CINAHL databases, primary studies between 2003 and 2013 assessing pain experience in children (0-18 years) with cancer were selected. The selection of studies, assessment of methodological quality, and data extraction and synthesis were performed by two researchers, following the guidelines of The Joanna Briggs Institute. Presentation and Interpretation of results: Out of the 16 selected studies, 15 pain assessment tools and 2 tools also assessing other indicators were identified. An array of other indicators associated to pain experience was also identified. Conclusion: The wide variety of tools identified for pain assessment suggests scarce evidence on the best tools. Due to the nature of cancer pain, the assessment of pain intensity alone provides a narrow view of the persistent pain experienced by children with cancer.^les^aContexto: El dolor persistente en niños con cáncer tiene características que complican su evaluación. Objetivos: Identificar las herramientas de evaluación del dolor persistente y los indicadores asociados con esta experiencia utilizados en niños con cáncer. Método de revisión: En las bases de datos Medline y CINAHL, se seleccionaron estudios primarios entre 2003 y 2013 que evaluaron la experiencia del dolor en niños (0-18 años) con cáncer. La selección de los textos, la evaluación de la calidad metodológica y la extracción y síntesis de los datos las realizaron dos investigadores de acuerdo con las directrices del Instituto Joanna Briggs. Interpretación de los resultados: En los 16 estudios seleccionados se identificaron 15 herramientas para evaluar el dolor y dos para evaluar también otros indicadores. Asimismo, se identificó una serie de indicadores asociados a la experiencia dolorosa. Conclusión: La amplia gama de herramientas identificadas para evaluar el dolor demuestra que no hay evidencias sobre los mejores instrumentos. Por la naturaleza del dolor en el cáncer, consideramos que la evaluación exclusiva de la intensidad supone una visión estrecha de las experiencias de dolor persistente en los niños con cáncer.

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