serIV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PRETO, Leonel São Romão et al. Enfermagem portuguesa: análise da produção e divulgação do conhecimento através de repositórios institucionais. []. , serIV, 6, pp.35-43. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14071.

Enquadramento: A enfermagem baseia as suas práticas no raciocínio analítico e na melhor evidência disponível. Os repositórios institucionais acrescentam uma nova dimensão à gestão da informação. Objetivos: Analisar a produção e divulgação do conhecimento em enfermagem a partir de trabalhos científicos arquivados em repositórios institucionais de acesso livre. Metodologia: Estudo descritivo e documental cuja informação foi obtida através de 17 repositórios com comunidades, coleções ou publicações relacionadas com enfermagem. Analisámos o número e tipo de documentos, ano de publicação, número de autores, áreas de pesquisa e palavras-chave. Resultados: Dos 1738 documentos selecionados (31,2%) eram artigos não indexados; (30,3%) dissertações de mestrado; (4,1%) teses de doutoramento; (2,4%) livros; (5,5%) capítulos de livros e (8,5%) artigos indexados. Em média, a partir de 2006, os trabalhos publicados tinham um maior número de autores. Observámos um aumento significativo da produção científica (70,7%) entre 2010-2014. Conclusão: Os resultados indicam aumento da produtividade científica. Em termos de difusão do conhecimento sugere-se a publicação em revistas indexadas e posterior arquivo em repositórios institucionais.

: pesquisa em enfermagem; acesso à informação; bibliometria; base de dados.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License