serIV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LOUREIRO, Helena Maria Almeida Macedo; ANGELO, Margareth; SILVA, Margarida Alexandra N. C. G. M. Moreira da    PEDREIRO, Ana Teresa Martins. Como as famílias portuguesas percecionam a transição para a aposentação. []. , serIV, 6, pp.45-54. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14073.

Enquadramento: A aposentação é um evento de vida transicional que origina mudanças às quais os indivíduos se têm que adaptar, associadas às vulnerabilidades biofisiológicas, psicológicas e sociológicas. Desconhece-se se esta transição interfere na dinâmica sistémica das suas famílias. Objetivos: Compreender as perceções das famílias Portuguesas relativamente à sua experiência de transição para a aposentação. Metodologia: Estudo qualitativo, com 14 famílias de indivíduos que se aposentaram recentemente e experimentaram alterações e/ou dificuldades nessa transição. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas e as informações foram analisadas utilizando o NVivo10®. Resultados: A aposentação não interfere apenas na vida dos indivíduos recém-aposentados mas também na sua sistémica familiar. Todos os elementos da sua família percecionam esta transição simultaneamente como ganhos e perdas e a uma necessidade de reaprender a Ser, Sentir e Estar em família. Conclusão: Cuidar na passagem à reforma deve obedecer a um modelo muito próprio de intervenção de enfermagem que harmonize a singularidade de famílias e a especificidade das mudanças que essa experiência suscita.

: aposentadoria; família; saúde; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License