serIV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MOURA, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de et al. Preservação da privacidade em hemodiálise: perceção dos enfermeiros. []. , serIV, 6, pp.97-104. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14053.

Enquadramento: Na hemodiálise os enfermeiros tendem a direcionar a sua atenção para os procedimentos técnicos, ignorando muitas vezes os sentimentos e privacidade das pessoas que vivenciam a sua condição de doente. Objetivos: Descrever a perceção dos enfermeiros sobre a preservação da privacidade do doente durante o tratamento hemodialítico e analisar as diferenças tendo em conta as variáveis sociodemográficas e tempo de serviço. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo/exploratório, com uma amostra de 452 enfermeiros. Foi utilizada a «Escala de preservação da privacidade do cuidar em hemodiálise», validada pela autora. Resultados: Os resultados evidenciam que os enfermeiros atribuem importância à preservação da privacidade na prestação de cuidados em hemodiálise. O sexo feminino destacou positivamente a comunicação, atribuindo maior importância aos cuidados relacionados com a preservação da privacidade. À medida que aumenta o número de anos de experiência no serviço de hemodiálise, também aumenta a preocupação com a preservação da privacidade. Conclusão: Os enfermeiros, nomeadamente as mulheres, percecionam a «comunicação» e a «humanização dos cuidados» como dimensões privilegiadas no cuidar da privacidade em hemodiálise.

: privacidade; relações enfermeiro-paciente; diálise renal.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License