serIV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FIGUEIREDO, Ângela Maria Sousa; ALMEIDA, Cristina Maria Sequeira; SANTOS, Maria Margarida Oliveira    CARNEIRO, Clarisse Fontoura. Vivências dos adolescentes durante a hospitalização num serviço de pediatria. []. , serIV, 6, pp.105-114. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV14041.

Enquadramento: A adolescência é uma etapa-chave do desenvolvimento, caracterizada por rápidas mudanças e adoção de comportamentos com consequências importantes para a saúde. Atendidos de forma heterogénea em serviços de pediatria ou de adultos, o alargamento da idade de atendimento até aos 18 anos, veio implicar a criação de ambientes adequados às necessidades específicas dos adolescentes. Objetivos: Conhecer as vivências dos adolescentes durante a hospitalização e identificar as suas necessidades no internamento. Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo. O instrumento de colheita de dados foi a entrevista, a 12 adolescentes entre 12 e 17 anos, internados há mais de 72 horas. Resultados: Os adolescentes valorizam a relação com profissionais e características do serviço. Sentem-se fechados e com falta das suas atividades normais, objetos, família. A dor e os procedimentos invasivos são as vivências mais complicadas. Gostam de estar num serviço de pediatria. Conclusão: Conhecer a experiência dos adolescentes no contacto com os serviços de saúde fornece contributos para a identificação das suas necessidades e melhores práticas no seu atendimento.

: adolescência; saúde; hospitalização; vivências; cuidar.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License