serIV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

TEIXEIRA, Abílio Cardoso    BARBIERI-FIGUEIREDO, Maria do Céu. Empoderamento e satisfação profissional em Enfermagem: uma revisão integrativa, em consonância com a Teoria Estrutural. []. , serIV, 6, pp.151-160. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV1402.

^lpt^aContexto: Poder é um conceito central para o desenvolvimento profissional, sendo uma das características do processo de tomada de decisões, em conjunto com o recurso a um corpo único de conhecimentos. Através do processo de Empoderamento o profissional está apto a influenciar o outro sendo considerado um elemento chave nas organizações contemporâneas. Objetivos: Estudar a relação existente entre Empoderamento e Satisfação Profissional, numa primeira análise, do ponto de vista estrutural. Metodologia: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura (2005-2011) de artigos das bases de dados Medline® e CINAHL, de acordo com a metodologia PICOD. Resultados: Foram identificados 22 artigos, provenientes de contextos variados, sendo a maioria efetuados no continente americano (64%) e asiático (32%). Conclusão: Apesar desta diversidade, constata-se a clara relação expressa entre Empoderamento e Satisfação Profissional, sendo diretamente proporcionais. Salienta-se ainda a influência da idade, contexto de desempenho profissional, formação académica e qualificação profissional na percepção de Empoderamento. Dado, da nossa pesquisa, não ter sido possível localizar estudos conduzidos em Portugal, importa o desenvolvimento desta temática.^len^aContext: Power is a central concept in professional development and one of the characteristics of the decision-making process, together with the use of a unique body of knowledge. Through the process of Empowerment, the professional is able to influence others, being considered a key aspect in contemporary organisations. Objectives: To study the relationship between Empowerment and Job Satisfaction, in a first analysis, from a structural perspective. Methodology: An integrative literature review was conducted of articles published in MEDLINE and CINAHL databases between 2005 and 2011, according to the PICOD methodology. Results: Twenty-two articles from different contexts were identified, of which most of them were conducted in America (64%) and Asia (32%). Conclusion: Despite this diversity, a clear and directly proportional association between Empowerment and Job Satisfaction was found. The perception of Empowerment is influenced by age, context of professional performance, and academic and professional qualifications. Our search retrieved no studies conducted in Portugal, thus it is important to further explore this issue.^les^aContexto: El poder es un concepto central para el desarrollo profesional y una de las características del proceso de toma de decisiones, junto con el recurso a un único cuerpo de conocimiento. A través del proceso de empoderamiento, el profesional es capaz de influir en el otro y se le considera un elemento clave en las organizaciones contemporáneas. Objetivos: Estudiar la relación entre el empoderamiento y la satisfacción profesional en un primer análisis, según la teoría estructural. Metodología: Los autores realizaron una revisión integradora de la literatura (2005-2011) de artículos en las bases de datos Medline y CINAHL®, de acuerdo con la metodología PICOD. Resultados: Se identificaron 22 artículos de diversos contextos, la mayoría realizados en el continente americano (64 %) y asiático (32 %). Conclusión: A pesar de esta diversidad, se ha observado una clara relación directamente proporcional entre empoderamiento y satisfacción profesional. Asimismo, es importante destacar la influencia de la edad, el contexto de desempeño profesional, la formación académica y la cualificación profesional en la percepción del empoderamiento. Puesto que, en nuestro estudio, no se han podido localizar los estudios llevados a cabo en Portugal, es importante ir más allá de este tema.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License