serIV 7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SILVA, Keythluci Faria Trigueiro da et al. Imagem da Enfermeira nas Publicidades de Remédios no Brasil (1916 - 1931). []. , serIV, 7, pp.123-128. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15053.

^lpt^aEnquadramento: A imagem da enfermeira tem vindo a ser discutida dentro do campo da história da profissão. Evidenciou-se que os atributos usados por essas profissionais foram determinados pelas instituições de ensino profissional no Brasil. Objetivos: Apresentar e articular a frequência das imagens femininas com atributos pessoais da enfermeira nas e com as publicidades de remédios; e comentar a sua decodificação como estratégia de contribuição para construção da imagem pública da enfermeira. Metodologia: Pesquisa de natureza histórico serial, em que as imagens encontradas foram analisadas, aplicando-se uma matriz de análise. Resultados: No período de estudo foram encontradas 14 publicidades, das quais 248 veiculações tiveram frequência na Revista Fon-Fon. Conclusão: As representações dos atributos pessoais nas publicidades contribuem para identificar a concorrência entre Escolas de Enfermagem para enunciação da imagem pública da enfermeira.^len^aBackground: The image of the female nurse has been discussed within the field of the history of the profession. It became evident that the attributes used by the nurses were determined by the professional education institutions in Brazil. Objectives: To present and compare the frequency of the female images with the personal attributes of the female nurse in medication advertisements; and to comment on their decoding as a strategy to build the public image of the female nurse. Methodology: This is a historical serial study, in which the images found were analysed through an analysis matrix. Results: During the study, 14 advertisements were found, of which 248 images featured in Fon-Fon magazine. Conclusion: The representations of personal attributes in advertisements help to identify the competition between Nursing Schools regarding the diseemination of the public image of the female nurse.^les^aMarco contextual: La imagen de la enfermera se ha discutido dentro del campo de la historia de la profesión. Se demostró que los atributos utilizados por esas profesionales fueron determinados por las instituciones de educación profesional en Brasil. Objetivos: Presentar y articular la frecuencia de las imágenes femeninas con atributos personales de la enfermera en los y con los anuncios de medicamentos y analizar su decodificación como una estrategia de contribución para la construcción de la imagen pública de la enfermera. Metodología: Investigación de naturaleza histórica y serial en la que las imágenes encontradas se analizaron mediante la aplicación de una matriz de análisis. Resultados: Durante el período de estudio se encontraron 14 anuncios, de los cuales 248 colocaciones se presentaron en la revista Fon-Fon. Conclusión: Las representaciones de los atributos personales en los anuncios contribuyen a identificar la competencia entre las escuelas de enfermería para enunciar la imagen pública de la enfermera.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License