serIV 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FERREIRA, Raquel Sofia da Silva; GRACA, Luís Carlos Carvalho da    CALVINHO, Maria de La Salete Esteves. Adesão ao Regime Terapêutico de Pessoas com Hipertensão Arterial em Cuidados de Saúde Primários. []. , serIV, 8, pp.7-15. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15070.

Enquadramento: A hipertensão arterial é uma doença crónica e o fator de risco de doença cardiovascular com maior prevalência, impondo-se como um relevante problema de saúde pública. Objetivos: Descrever a adesão ao regime terapêutico das pessoas com hipertensão arterial, com vigilância de saúde em cuidados de saúde primários. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, com uma amostra de 332 pessoas. Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário de caracterização pessoal, escala de Graffar adaptada, teste de medida de adesão aos tratamentos, o international physical activity questionnaire - versão curta e questionário de cuidados dietéticos. Resultados: Observou-se uma elevada adesão ao regime terapêutico na adesão medicamentosa (média de 5,63>±0,46), fraca na adesão à atividade física (média de 2939,05±5538,85) e boa na adesão aos cuidados dietéticos. Conclusão: A consulta de enfermagem é uma ferramenta útil para a capacitação da pessoa com hipertensão arterial, possibilitando uma promoção de saúde personalizada, visando melhorar a adesão ao regime terapêutico.

: adesão à medicação; cuidados de enfermagem; hipertensão; promoção da saúde.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License