serIV 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

VIRGINIA MARIA SOUSA, Guedes; FIGUEIREDO, Maria Henriqueta Silva    APOSTOLO, João Luís Alves. Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais em Cuidados de Saúde Primários: da Compreensão à Concretização. []. , serIV, 8, pp.27-33. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15022.

^lpt^aEnquadramento: O desenvolvimento de competências em enfermagem é um processo influenciado por vários fatores. O referencial de competências do enfermeiro de cuidados gerais reúne 96 competências da prática profissional ética e legal, prestação e gestão dos cuidados e desenvolvimento profissional. Objetivos: Descrever quais as competências mais e menos compreendidas e mais e menos concretizadas pelo enfermeiro de cuidados gerais em cuidados de saúde primários. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, com uma amostra de 90 enfermeiros de cuidados gerais de cuidados de saúde primários, com aplicação de questionário com uma escala de competências. Resultados: Correlação positiva significativa entre as variáveis. A prática profissional, ética e legal foi o domínio que obteve maiores níveis médios de compreensão e concretização; a prestação e gestão dos cuidados obteve menores médias nas duas variáveis. As competências foram mais compreendidas do que concretizadas. Conclusão: A compreensão das competências é um fator importante na sua concretização. Este não foi o único fator que influenciou os resultados, dado que a correlação entre as 2 variáveis não é perfeita.^len^aBackground: The process of developing nursing competencies is influenced by several factors. The framework of competencies for general care nurses includes 96 nursing competencies related to professional, ethical and legal practice, care provision and management, and professional development. Objectives: To describe which are the most and least understood and implemented competencies by general care nurses in primary health care. Methodology: A quantitative and descriptive study was conducted on a sample of 90 general care nurses in primary health care, using a questionnaire with a competency scale. Results: A significant and positive inter-variable correlation was found. The professional, ethical and legal practice had higher mean levels of understanding and implementation; care provision and management had lower mean levels on both variables. The competencies were more understood than implemented. Conclusion: Understanding competencies is an important factor for their implementation. However, this was not the only factor that influenced the results, because the correlation between the 2 variables is not perfect.^les^aMarco contextual: El desarrollo de competencias en enfermería es un proceso influido por varios factores. El marco de competencias del enfermero de cuidados generales reúne 96 competencias de la práctica profesional, ética y legal, prestación y gestión de los cuidados y desarrollo profesional. Objetivos: Describir cuáles son las competencias más y menos comprendidas, así como más y menos aplicadas por el enfermero de cuidados generales en la atención primaria de salud. Metodología: Estudio cuantitativo y descriptivo sobre una muestra de 90 enfermeros de cuidados generales que trabajan en atención primaria de salud mediante un cuestionario con una escala de competencias. Resultados: Correlación positiva significativa entre las variables. La práctica profesional, ética y legal fue el dominio con niveles medios más elevados de comprensión y aplicación; la prestación y gestión de los cuidados obtuvo medias más bajas en ambas variables. Las competencias fueron más comprendidas que aplicadas. Conclusión: La comprensión de las competencias es un factor importante para su aplicación. Sin embargo, este no fue el único factor que influyó en los resultados, ya que la correlación entre las 2 variables no es perfecta.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License