serIV 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PINTO, Carla Andreia; MAROTE, Ana Sofia Filipe; PEDROSA, Pedro Miguel Nunes    FIGUEIREDO, Maria do Céu Barbieri. Crianças como cuidadores: uma investigação sobre a perspetiva dos enfermeiros da região Autónoma da Madeira. []. , serIV, 9, pp.21-28. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15067.

Enquadramento: Não há registos, em Portugal, sobre crianças como cuidadoras. A literatura internacional realça que esta é uma área importante de intervenção dos profissionais de saúde. Objetivos: Analisar a perspetiva dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários da Madeira sobre a problemática das crianças como cuidadoras e conhecer as áreas de intervenção de enfermagem junto destas. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, com aplicação de um questionário a uma amostra de 157 enfermeiros da Região Autónoma da Madeira Resultados: Dos enfermeiros, 23% refere que já contactou com crianças cuidadoras, crianças que cuidam dos avós (29%), dos pais com doença psiquiátrica (25%) e dos pais com doença crónica (21%). Foram identificadas como áreas de intervenção de Enfermagem o ensino, treino de competências, suporte individual e aconselhamento. Conclusão: O envelhecimento e as doenças psiquiátricas aumentam a probabilidade de uma criança assumir o papel de cuidadora. Propomos a replicação desta investigação em Portugal continental assim como de estudos de natureza qualitativa, explorando o papel da pessoa dependente e da criança cuidadora.

: criança; cuidadores; enfermeiros; papel do profissional de enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License