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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

BATISTA, Rui Carlos Negrão; MARTINS, José Carlos Amado    PEREIRA, Maria Fátima Carneiro Ribeiro. Construção e validação da Escala de Ganhos Percebidos com a Simulação de Alta-Fidelidade (EGPSA). []. , serIV, 10, pp.29-37. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16002.

^lpt^aEnquadramento: A simulação de alta-fidelidade enquanto estratégia de ensino permite que o estudante se sinta mais motivado, autoconfiante, interessado e envolvido na sua aprendizagem, preparando-o para o contexto real. Objetivos: Validar instrumento de avaliação dos ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem com práticas simuladas de alta-fidelidade. Metodologia: Estudo de investigação metodológica. Aplicada escala de 26 itens a uma amostra de conveniência de 458 estudantes de enfermagem, após práticas simuladas. Realizado estudo da validade de constructo pela análise fatorial com rotação ortogonal varimax e validação com recurso à randomização de amostras e a estimativa da consistência interna. Resultados: A escala apresenta elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um Alpha de 0,951. A análise da fidelidade dos 5 fatores apresenta uma consistência interna entre 0,699 e 0,930. Conclusão: A escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação.^len^aBackground: When used as a teaching strategy, high-fidelity simulation makes students feel more motivated, self-confident, interested and engaged in the learning process, preparing them for real-life situations. Objectives: To validate an instrument used to assess students' perception of the gains from high-fidelity simulation practices. Methodology: This was a methodological research study, with the application of a 26-item scale to a convenience sample of 458 nursing students after their participation in simulated practices. Construct validity was assessed through exploratory factor analysis with Varimax orthogonal rotation and confirmed through sample randomization and internal consistency analysis. Results: High item-total correlations were found in almost all items of the scale, which had an alpha value of .951. Reliability analysis of the five factors shows an internal consistency ranging from .699 to .930. Conclusion: The scale meets the validity requirements, and has significant potential to be used in research.^les^aMarco contextual: La simulación de alta fidelidad como estrategia de enseñanza permite que el estudiante se sienta más motivado seguro de sí mismo interesado y participativo en su aprendizaje lo prepara para el contexto real. Objetivos: Validar instrumento para evaluar las ganancias percibidas por los estudiantes de enfermería con práctica simulada de alta-fidelidad. Metodología: Estudio de investigación metodológica. Aplicada escala de 26 ítems a una muestra de conveniencia de 458 estudiantes de enfermería después de práctica simulada. Se realizó estudio de la validez de constructo mediante el análisis factorial con rotación varimax y su validación, mediante la randomización de las muestras y estimación de la consistencia interna. Resultados: La escala presenta alta correlación de casi todos los ítems con la escala total, con un alfa de 0.951. El análisis de la fidelidad de los cinco factores muestra una consistencia interna entre 0.699 y 0.930. Conclusión: La escala cumple los requisitos de validez, dejando al descubierto un gran potencial para su uso en investigación.

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