serIV 10 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

CARVALHO, Jordana Lopes; BACKES, Dirce Stein; LOMBA, Maria de Lurdes Lopes de Freitas    COLOME, Juliana Silveira. Intercâmbio académico internacional: uma oportunidade para a formação do futuro enfermeiro. []. , serIV, 10, pp.59-67. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16018.

^lpt^aEnquadramento: O intercâmbio académico internacional possibilita novos conhecimentos científicos e culturais, incluindo tecnologias em saúde, partilha de saberes e experiências, e ampliação das oportunidades profissionais. Objetivos: Identificar os benefícios do intercâmbio para a formação do enfermeiro, na perspetiva dos estudantes. Metodologia: Pesquisa exploratório-descritiva de cariz qualitativo. Participaram no estudo 17 estudantes que realizaram programas de mobilidade internacional no Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS/Brasil e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: A análise dos dados resultou em 3 categorias: A saúde no país de origem vs. país de intercâmbio - contextualizando saberes e vivências profissionais, Intercâmbio académico - possibilidade de desenvolvimento da autonomia dos estudantes e, Ampliando horizontes - contribuições culturais no processo do intercâmbio académico. Conclusão: Os processos de intercâmbio permitem a aproximação dos estudantes a novas realidades práticas e de investigação, o que contribui para a formação do estudante e um melhor desempenho profissional como enfermeiro, no futuro.^len^aBackground: International academic mobility allows for the exchange of scientific and cultural knowledge, namely on health technologies, the sharing of information and experiences, and the increase of professional opportunities. Objectives: To identify the benefits of international academic mobility for nursing education from the students' perspective. Methodology: We conducted an exploratory-descriptive study, with a qualitative approach, with a sample of 17 students who had participated in international mobility programs in the Franciscan University Center - Santa Maria/RS/Brazil and in the Nursing School of Coimbra/Portugal. Data were collected through semi-structured interviews and then submitted to content analysis. Results: Data analysis resulted in 3 categories: Health in the home country vs. health in the host country - contextualizing professional knowledge and experiences; Academic mobility - possibility for the development of students' autonomy; and Opening horizons - cultural contributions in the process of academic mobility. Conclusion: Academic mobility processes enable the contact with new clinical and research practices, which improves students' education and professional performance as future nurses.^les^aContexto: El intercambio académico internacional posibilita nuevos conocimientos científicos y culturales, incluidas las tecnologías en la salud, el intercambio de saberes y experiencias y la ampliación de las oportunidades profesionales. Objetivos: Identificar los beneficios del intercambio para la formación del enfermero desde la perspectiva de los estudiantes. Metodología: Investigación exploratoria y descriptiva de naturaleza cualitativa. En el estudio participaron 17 estudiantes que realizaron programas de movilidad internacional en la Universidad Franciscana - Santa Maria/R/Brasil y la Escuela Superior de Enfermería de Coímbra/Portugal. Los datos se recogieron a través de entrevistas semiestructuradas y se sometieron a análisis del contenido temático. Resultados: El análisis de los datos dio como resultado 3 categorías: La salud en el país de origen frente al país de intercambio - contextualizando conocimientos y experiencias profesionales; el intercambio académico como una posibilidad para el desarrollo de la autonomía de los estudiantes, y la ampliación de horizontes - contribuciones culturales en el proceso de intercambio académico. Conclusión: Los procesos de intercambio permiten que los estudiantes se acerquen a nuevas realidades prácticas y de investigación, lo que contribuye a la formación del estudiante y a un mejor desempeño profesional como enfermero en el futuro.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License