serIV 10 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

ROCHA, Inês Alves da Rocha e Silva; SANTOS, Margarida Reis    PIRES, Regina Maria Ferreira. Supervisão à distância em enfermagem: uma realidade desejada pelos enfermeiros. []. , serIV, 10, pp.95-102. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16025.

Enquadramento: As estratégias de supervisão à distância facilitam o processo supervisivo, permitindo ao supervisionado aceder mais facilmente ao supervisor para obtenção de apoio. Objetivos: Identificar a frequência com que as estratégias de supervisão à distância são implementadas; identificar as estratégias de supervisão à distância que os enfermeiros gostariam que fossem mais frequentemente implementadas em contexto hospitalar e de cuidados de saúde primários. Metodologia: Investigação quantitativa, de cariz descritivo exploratório e natureza transversal. Amostra constituída por 273 enfermeiros. Colheita de dados através do Questionário de Avaliação da Frequência de Estratégias de Supervisão Clínica em Enfermagem. Resultados: Os enfermeiros desejam que as estratégias de supervisão à distância sejam mais frequentemente implementadas. Os enfermeiros dos cuidados de saúde primários, comparativamente com os do hospital, pretendem que as estratégias de supervisão à distância telefone e e-mail sejam mais frequentemente implementadas. Conclusão: O estudo contribuiu para aprofundar o conhecimento na área da supervisão clínica em enfermagem, nomeadamente das estratégias de supervisão à distância.

: enfermagem; mentores; competência profissional; melhoria de qualidade.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License