serIV 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PATRICIO, Susana Magalhães; FINNELL, Deborah S.    BARROSO, Teresa. Efeito das intervenções breves na redução do consumo de álcool em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana. []. , serIV, 11, pp.41-49. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16052.

Enquadramento: O consumo de álcool em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana (VIH) pode influenciar a progressão da doença pela diminuição da adesão à terapêutica. Objetivos: Avaliar o efeito das intervenções breves na redução do risco de consumo de álcool nos indivíduos portadores de VIH. Metodologia: Estudo experimental, com grupo de controlo. Amostragem consecutiva. Realizadas intervenções breves no grupo experimental (31 indivíduos) e ensinos habituais no de controlo (27 indivíduos), após aplicação Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT).. Recurso também a questionário estruturado para caracterização dos participantes. Avaliação seguinte após 4 a 6 meses. Resultados: Na avaliação inicial, os grupos eram homogéneos e na avaliação final demonstraram diferenças estatisticamente significativas (p = 0,028) no risco de consumo de álcool. Após a intervenção, 2 indivíduos do grupo experimental diminuíram o risco de consumo de álcool, passando da zona de risco para a de baixo risco. Conclusão: Embora no limiar da significância, as intervenções breves demonstraram ter efeitos mais positivos, comparativamente aos ensinos habituais, na redução do risco de consumo de álcool.

: motivação; avaliação de eficácia-efetividade das intervenções; consumo de bebidas alcoólicas; VIH; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License