serIV 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

ROSARIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas    SILVA, Simone Souza da Costa e. Estratégias adotadas pelos pais na vivência da escolarização de filhos adultos e crianças com deficiência. []. , serIV, 11, pp.51-59. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16065.

^lpt^aEnquadramento: Os diagnósticos de deficiência intelectual ou múltipla trazem necessidades à pessoa e à família, sendo o apoio oferecido pelos profissionais uma forma de atenuar os efeitos das práticas excludentes, sobretudo no contexto escolar. Objetivos: Identificar as ações/interações dos pais e seus condicionantes, ao vivenciarem a escolarização do filho com deficiência e contribuir para o planeamento de intervenções com os pais. Metodologia: Adotou-se a metodologia da Grounded Theory (GT). Foram entrevistados 9 pais, a partir de um roteiro semiestruturado. Resultados: A categoria central foi Vivenciar a escolarização do filho com deficiência: entre a exclusão e a inclusão, escolar composta de 3 macrocategorias: O mundo da escola para alunos com deficiência (condições), Estratégias dos pais diante da escolarização do filho (ação/interação) e Resultados da vivência da escolarização do filho (consequências). Conclusão: Aplicar a GT permitiu compreender os efeitos das estratégias dos pais na trajetória escolar dos seus filhos. Muitos mudaram os seus filhos de escola, matriculando-os em instituições especializadas, outros tiraram-nos do ambiente escolar, para que alcançassem os objetivos para o desenvolvimento dos filhos.^len^aBackground: People diagnosed with intellectual or multiple disabilities and their families have specific needs, and the support offered by professionals is a way to mitigate the effects of excluding practices, particularly in school settings. Objectives: To identify parents' actions/interactions and constraints concerning their experience of the schooling process of their children with disabilities, and contribute to the planning of interventions with parents. Methodology: The Grounded Theory (GT) was used. Nine parents were interviewed using a semi-structured guide. Results: The core category Experiencing the schooling process of children with disabilities: between school exclusion, inclusion and integration was composed of 3 macro-categories: The school world for students with disabilities (conditions), Parental strategies on their children's schooling process (action/interaction), and Results of parents' experience of their children's schooling process (consequences). Conclusion: The use of GT allowed understanding the impact of parents' strategies on their children's academic path. Many of these parents moved their children to another school, enrolling them in specialized institutions, while others removed the children from the school environment to ensure the achievement of their developmental goals.^les^aMarco contextual: El diagnóstico de discapacidad intelectual o múltiple supone una serie de necesidades para la persona y la familia. Por ello, el apoyo ofrecido por los profesionales se convierte en una forma de mitigar los efectos de las prácticas de exclusión, particularmente en el contexto escolar. Objetivos: Identificar las acciones/interacciones de los padres y sus condicionantes al vivir la escolarización del hijo con discapacidad, y contribuir a la planificación de intervenciones con los padres. Metodología: Se adoptó la Teoría Fundamentada en los Datos (TDF) y se entrevistó a 9 padres, para lo cual se utilizó una guía semiestructurada. Resultados: La categoría central fue Vivir la escolarización del hijo con discapacidad: entre la exclusión y la inclusión escolar, compuesta de 3 macrocategorías: El mundo de la escuela para alumnos con discapacidad (condiciones); Estrategias de los padres ante la escolarización del hijo (acción/interacción), y Resultados de la vivencia de la escolarización del hijo (consecuencias). Conclusión: aplicar la TFD permitió comprender los efectos de las estrategias de los padres en la trayectoria escolar de sus hijos. Muchos cambiaron a sus hijos de escuela y los matricularon en instituciones especializadas, otros los sacaron del ambiente escolar para que alcanzasen sus objetivos de desarrollo.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License