serIV 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MOTA, Liliana Andreia Neves da; CRUZ, Maria Adelaide Sousa    COSTA, Catarina Alexandra Oliveira. Gestão do regime terapêutico - construção de fluxograma de apoio à tomada de decisão: estudo qualitativo. []. , serIV, 11, pp.71-79. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16056.

Enquadramento: O transplante hepático é uma modalidade terapêutica em situações de doença hepática avançada e cujo sucesso depende do modo como o doente incorpora no seu quotidiano um novo regime terapêutico complexo. Objetivos: Desenvolver um fluxograma de apoio à decisão clínica de enfermagem no âmbito da gestão do regime terapêutico da pessoa submetida a transplante hepático. Metodologia: Estudo qualitativo, longitudinal, realizado num centro de transplantação, com recurso à análise de conteúdo retrospetiva aos registos de enfermagem e reuniões de consenso com os enfermeiros. Realizou-se de janeiro a dezembro de 2013. Resultados: O fluxograma agrega as áreas do regime medicamentoso, regime dietético, hábitos de vida e as complicações. As especificações das intervenções agregadas nas áreas referidas reuniram consenso em mais de 90% dos enfermeiros, tendo em vista a continuidade dos cuidados. Conclusão: A sistematização da informação num fluxograma permite o melhor reconhecimento das necessidades dos doentes tendo em vista a preparação do regresso a casa, a continuidade e qualidade dos cuidados.

: autocuidado; transplante de fígado; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License