serIV 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

GOMES, Noélia Cristina Rodrigues Pimenta; SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito; JESUS, Maria Merícia Gouveia Rodrigues Bettencourt de    HENRIQUES, Marco António da Silva. Eficácia das intervenções de enfermagem na recuperação pós-operatória de pessoas com cancro gástrico: revisão sistemática literatura. []. , serIV, 11, pp.111-119. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16050.

Contexto: O cancro gástrico é um problema mundial de saúde, sendo a intervenção cirúrgica a mais frequente forma de tratamento curativo. Objetivos: Analisar e sintetizar os programas/intervenções de enfermagem e a sua eficácia na recuperação pós-operatória de pessoas com cancro gástrico. Método de Revisão: Utilizando como referência uma questão PICO, realizou-se a revisão dos artigos publicados entre 2005 e 2015, que avaliaram a eficácia dos programas/intervenções de enfermagem na recuperação pós-operatória das pessoas com cancro gástrico, com idade superior ou igual a 18 anos. Pesquisou-se nas bases de dados: CINAHL®, Cochrane Central Register of Controlled Trials, MedicLatina e MEDLINE®. Qualidade metodológica foi avaliada segundo as recomendações do Instituto Joanna Briggs®. Interpretação dos Resultados: Três estudos foram incluídos, os quais sustentam a eficácia das intervenções na redução do declínio funcional e nutricional, melhoria da função cognitiva, conhecimento e capacidade de lidar com a doença. Conclusão: Os programas/intervenções de enfermagem contribuem para a recuperação pós-operatória das pessoas com cancro gástrico. Recomenda-se o reforço da investigação para fortalecer os resultados encontrados.

: neoplasias gástricas; procedimentos cirúrgicos; gastrectomia; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License