serIV 13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

OLIVEIRA, Aliete Cristina Gomes Dias Pedrosa da Cunha et al. Impacto de um programa de intervenção educativa nos comportamentos sexuais de jovens universitários. []. , serIV, 13, pp.71-82. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17022.

^lpt^aEnquadramento: Infeções sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública entre os jovens. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa educacional de redução dos comportamentos sexuais de risco. Metodologia: Estudo de coorte prospetivo e quasi-experimental. Amostra constituída por 1.303 estudantes do ensino superior, dos 18 aos 24 anos de idade. Realizadas 8 horas de sessões em grupo, com pré e pós-teste. Seguimento aos 6 e 36 meses. Grupo de controlo avaliado num primeiro momento (baseline) e 36 meses depois. Resultados: Na baseline, sexualmente ativos são ٦٩,38%, parceiros sexuais em média 2,26. Usaram preservativo na última relação sexual, com parceiro estável 72,8%, com parceiros casuais 82,2%. Referiram IST, 10,2%. Fizeram o teste VIH 10, 7%. Relações sexuais sob influência de álcool ou outras drogas, 21,6 %. Após intervenção, têm maior probabilidade de usar preservativo na última relação sexual com parceiro estável (ORa:4,61: [1,31-16,20]), de realizar o teste VIH (ORa:7,59:[3,33-17,35]), e o sexo com parceiro casual nos últimos 12 meses é menos frequente nas raparigas. Conclusão: Foi constatada a utilidade de intervenção de grupo de curta duração.^len^aBackground: Sexually transmitted infections are a public health issue among young people. Objectives: To assess the effectiveness of an educational program to reduce risky sexual behaviors. Methodology: Prospective and quasi-experimental cohort study. The sample consisted of 1,303 higher education students, aged between 18 and 24 years. Eight hours of group sessions were held, with pre- and post-test assessment, and a follow-up took place at 6 and 36 months. The control group was evaluated at baseline and after 36 months. Results: In this sample, 69.38% of students were sexually active, with a mean of 2.26 sexual partners; 72.8% used a condom in the last sexual intercourse with a stable partner, 82.2% used it with occasional partners; 10.2% tested positive for STIs; 10.7% took an HIV test; 21.6% had sex under the influence of alcohol or other substances. The intervention group is more likely to use a condom in the last sexual intercourse with a stable partner (ORa: 4.61: [1.31-16.20]) and take an HIV test (ORa: 7.59: [3.33-17.35]). Sex with an occasional partner in the past 12 months was less frequent in the female group. Conclusion: Short-term group interventions proved to be useful.^les^aMarco contextual: Las infecciones de transmisión sexual son un problema de salud pública entre los jóvenes. Objetivos: Evaluar la eficacia de un programa educativo para reducir los comportamientos sexuales de riesgo. Metodología: Estudio de cohorte prospectivo y casi experimental. Muestra constituida por 1.303 estudiantes de enseñanza superior, de 18 a 24 años de edad. Se realizaron 8 horas de sesiones en grupo, con pretest y postest. Seguimiento a los 6 y 36 meses. Grupo de control evaluado en un primer momento (base de referencia) y 36 meses después. Resultados: En la base de referencia, el 69,38 % es sexualmente activo, parejas sexuales una media de 2,26. Utilizaron preservativo en la última relación sexual, con una pareja estable el 72,8 %, con parejas casuales el 82,2 %. El 10,2% mencionó las ITS. El 10,7% hizo la prueba del VIH. El 21,6 % tuvo relaciones sexuales bajo la influencia del alcohol u otras drogas. Después de la intervención, tienen más probabilidades de usar el condón en la última relación sexual con pareja estable (ORa: 4,61: [1,31-16,20]), de realizar la prueba del VIH (ORa: 7,59: [3,33 -17,35]), y el sexo con pareja casual en los últimos 12 meses es menos frecuente en las chicas. Conclusión: Se constató la utilidad de la intervención de grupo de corta duración.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License