serIV 13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

TRINCO, Maria Edite de Miranda; SANTOS, José Carlos    BARBOSA, António. Vivências e necessidades dos pais no internamento do filho adolescente com comportamento autolesivo. []. , serIV, 13, pp.115-124. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17008.

Enquadramento: A família é um agregado especialmente destinado à realização dos seus elementos, ajudando o adolescente a crescer num sincronismo harmonioso, visto serem os comportamentos autolesivos mais frequentes nesta etapa da vida, particularmente entre as raparigas. Objetivos: Identificar as vivências/necessidades dos pais dos adolescentes com idade entre os 13 e os 18 anos com comportamento autolesivo, e que ficaram internados no serviço de urgência de um hospital pediátrico. Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com abordagem fenomenológica, numa amostra de conveniência constituída por 38 pais. Foi utilizada a entrevista semiestruturada com posterior análise de conteúdo. Resultados: Da análise, emergiram 4 categorias (Impacto da noticia, Sentimentos/Emoções, Pensamentos, Necessidades). Sendo que a categoria Sentimentos/Emoções apresenta duas subcategorias (Negativo/Positivo). Conclusão: Os resultados obtidos evidenciaram que esta situação provoca Sentimentos/Emoções ambivalentes nos pais que manifestaram o ensejo de falarem com o enfermeiro sobre o sucedido e poderem ter orientação de como lidar com o filho mas, sobretudo, sem serem criticados/estigmatizados assim como o adolescente.

: família; adolescente; comportamento autodestrutivo; acontecimentos que mudam a vida; necessidades; hospitalização.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License