serIV 13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins    PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins. Pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: uma revisão integrativa. []. , serIV, 13, pp.125-138. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16029.

^lpt^aEnquadramento: Face à diversidade e complexidade da prática é essencial preparar os futuros enfermeiros para desenvolver habilidades de pensamento crítico. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico sobre o pensamento crítico em estudantes de enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clínico. Metodologia: Revisão integrativa da literatura em 3 bases de dados eletrónicas, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review. Resultados: De um total de 277 artigos publicados entre janeiro de 2010 e novembro de 2015, 28 foram incluídos nesta revisão. O pensamento crítico é um processo complexo que envolve habilidade intelectual, capacidade para conjugar a experiencia, o conhecimento e o raciocínio e uma componente atitudinal. Existem estratégias educativas que promovem eficazmente o desenvolvimento desta capacidade nos estudantes de enfermagem. Conclusão: É importante criar ambientes propícios para estimular a reflexão, a criatividade e a confiança dos estudantes e desenvolver e implementarem estratégias inovadoras que promovam as habilidades dos mesmos para pensar criticamente.^len^aTheoretical Framework: Future nurses need to be prepared to develop critical thinking skills due to the diversity and complexity in clinical practice. Objectives: To explore the current state of scientific knowledge on nursing students' critical thinking, namely in clinical teaching settings. Methodology: An integrative literature review was conducted in 3 online databases, according to the recommendations of the Joanna Briggs Institute for scoping reviews. Results: Of a total of 277 articles published between January 2010 and November 2015, 28 were included in this review. Critical thinking is a complex process involving intellectual ability, ability to combine experience, knowledge, and reasoning, and an attitudinal component. Some educational strategies effectively promote the development of these skills in nursing students. Conclusion: Enabling environments should be created to stimulate students' reflection, creativity, and confidence, as well as to develop and implement innovative strategies that promote critical thinking skills.^les^aMarco contextual: Frente a la diversidad y complejidad de la práctica es esencial preparar a los futuros enfermeros para desarrollar habilidades de pensamiento crítico. Objetivos: Explorar el estado actual del conocimiento científico sobre el pensamiento crítico en estudiantes de enfermería, en concreto en el contexto de la enseñanza clínica. Metodología: Revisión integradora de la literatura en 3 bases de datos electrónicas, de acuerdo con las recomendaciones del Joanna Briggs Institute para la realización de un estudio de evaluación scoping review. Resultados: De un total de 277 artículos publicados entre enero de 2010 y noviembre de 2015, se incluyeron 28 en esta revisión. El pensamiento crítico es un proceso complejo que implica habilidad intelectual, capacidad para conjugar la experiencia, el conocimiento y el raciocinio, y un componente actitudinal. Existen estrategias educativas que promueven eficazmente el desarrollo de esta capacidad en los estudiantes de enfermería. Conclusión: Es importante crear ambientes propicios para estimular la reflexión, la creatividad y la confianza de los estudiantes, así como desarrollar y aplicar estrategias innovadoras que promuevan las habilidades de los mismos para pensar críticamente.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License