serIV 13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MONTEIRO, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira; CURADO, Manuel    QUEIROS, Paulo. Biotecnologia: revolução digital e conhecimento estético em enfermagem. []. , serIV, 13, pp.139-146. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17020.

Enquadramento: O conhecimento estético em enfermagem é uma dimensão que tem sido colocada em causa com a afirmação das biotecnologias de ponta nos processos de cuidar. Objetivos: Este artigo tem como objetivo analisar reflexivamente as novas possibilidades de pensamento e conhecimento em enfermagem trazidas pelas biotecnologias e revolução digital, a partir da perspetiva de Bárbara Carper sobre o conhecimento estético em enfermagem. Principais tópicos em análise: Biotecnologias, conhecimento estético em enfermagem; relação empática. Conclusão: A componente estética do cuidar, enquanto âncora organizadora, dá sentido e sustenta a praxis clínica de enfermagem, em contextos de hibridismo tecnológico. A ideia de uma tecnologia encarnada aponta para uma outra forma de sistematizar o conhecimento que permita a superação dicotómica entre a tecnologia agressiva e o cuidado humanizado em enfermagem.

: epistemologia; cuidados de enfermagem; desenvolvimento tecnológico; conhecimento; estético.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License