serIV 13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SOUSA, Fabiana Isabel Moreira de et al. Eficácia de consultas realizadas por enfermeiros em pessoas com artrite reumatóide: revisão sistemática. []. , serIV, 13, pp.147-156. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17013.

Enquadramento: Tradicionalmente, as pessoas com artrite reumatóide são monitorizadas apenas em consultas médicas. No entanto, vários estudos sugerem que este seguimento pode ser realizado também por enfermeiros, de forma protocolada. Objetivos: Determinar a eficácia das consultas de enfermagem no controlo da atividade da doença e de outros outcomes reportados em comparação com as consultas realizadas apenas por reumatologistas, em pessoas com artrite reumatóide. Método de Revisão: Seguiu-se a metodologia da Cochrane. Incluíram-se estudos em adultos com artrite reumatoide. Dois revisores independentes realizaram a avaliação crítica, extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Os 7 estudos incluídos reportaram melhores resultados das consultas de enfermagem em termos de dor, capacidade funcional, qualidade de vida, autoeficácia, ou satisfação global. Destes estudos, 4 integraram a meta-análise que revelou não existir diferença estatisticamente significativa no controlo da atividade da doença entre enfermeiros e reumatologistas. Conclusão: As consultas de enfermagem são eficazes no controlo da atividade de doença, na redução do impacto sentido e na satisfação em pessoas com artrite reumatóide.

: artrite reumatóide; cuidados de enfermagem; literatura de revisão como assunto; avaliação de resultados (cuidados de saúde); metanálise.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License