serIV 14 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MARTINS, Abel José Charneco; MARTINS, Jacinta Pires    SANTOS, Susana Alexandra Sevivas dos. Adesão ao regime medicamentoso antes e após intervenção de sensibilização terapêutica. []. , serIV, 14, pp.9-16. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17021.

Enquadramento: A não adesão ao regime medicamentoso constitui na atualidade, uma problemática pertinente que afeta grande parte das pessoas que necessitam tomar medicamentos prescritos. Objetivos: Descrever a adesão ao regime medicamentoso por via oral dos indivíduos residentes numa freguesia rural do concelho de Chaves. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, correlacional, longitudinal, amostra por conveniência, não-probabilística de 228 indivíduos. Para a recolha de dados recorreu-se a um formulário de caracterização sociodemográfica e teste de medida de adesão terapêutica. Resultados: Verificou-se que o nível de adesão ao regime medicamentoso aumentou no segundo momento, após a nossa intervenção, sendo que a média, no primeiro momento, foi de 5,14 ± 0,74 e no segundo momento foi de 5,69 ± 0,36. Apenas 16,9% dos indivíduos apresentaram adesão total ao regime medicamentoso. Conclusão: A equipa de saúde, nomeadamente o enfermeiro, envolvendo a pessoa e a família, poderá delinear estratégias que promovam a adesão ao regime medicamentoso, a todos os níveis: educacional, comportamental e motivacional.

: enfermagem; adesão à medicação; educação para a saúde.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License