serIV 14 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

POBLETE TRONCOSO, Margarita et al. Experiencias de estudiantes de enfermería frente al cambio: desde un currículo tradicional a uno por competencias. []. , serIV, 14, pp.49-56. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17036.

Enquadramento: A educação em enfermagem, nesta última década, tem iniciado importantes mudanças curriculares com base na formação de competências, promovendo um desafio para a disciplina de definir quais as competências relevantes para que os estudantes desenvolvam. Objetivo: Compreender as experiências dos(as) estudantes da Universidade Católica de Maule sobre formação baseada em competências. Metodologia: Estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa, por meio de 17 entrevistas semiestruturadas. Para a análise, utilizou-se a abordagem holística de Van Manen. Resultados: Os temas emergentes foram sentimentos vivenciados com a inovação curricular, dificuldades na implementação de competências, o facto de a mudança ser profunda e uma boa docência valorizam o acompanhamento e a experiência clínica do professor. Conclusão: O estudo permitiu conhecer o significado que tem a inovação curricular na perspectiva dos estudantes, forneceu informações relevantes para o redesenho curricular e permitiu refletir sobre o processo formativo dos currículos baseados em competências no espaço latino-americano.

: educação em enfermagem; currículo; estudantes de enfermagem; educação baseada em competências.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License