serIV 14 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MEDEIROS, Sílvia Elizabeth Gomes de et al. Stresse e stressores em motoristas de autocarros. []. , serIV, 14, pp.101-110. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17017.

^lpt^aEnquadramento: O stresse ocupacional é uma das principais desordens patológicas desencadeadas por processos inadequados no trabalho. Objetivos: Investigar o stresse e stressores em motoristas de autocarros. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa, desenvolvido com 321 motoristas, utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, sendo analisado através dos testes de qui-quadrado, fisher e a razão de verossimilhança (IC = 95%). Resultados: Dos stressados, 75,6% estão na fase de resistência e 18,6% na fase de exaustão. Houve associação do stresse e das suas fases com o tempo de trabalho na empresa (p = 0,016), tempo de descanso durante o horário de trabalho (p < 0,001), qualidade do sono (p = 0,001) e autoavaliação da saúde (p < 0,001). Conclusão: O stresse está relacionado com o tempo de serviço, excessiva carga horária diária, inexistência de horário para o descanso e a péssima qualidade de sono.^len^aBackground: Occupational stress is one of the main pathological disorders triggered by inadequate processes at work. Objectives: To investigate stress and stressors in bus drivers. Methodology: A descriptive, exploratory study with a quantitative approach was conducted with 321 bus drivers, using Lipp's Inventory of Stress Symptoms for Adults. The chi-squared test, the Fisher's exact test, and the Likelihood-ratio test (CI = 95%) were applied. Results: In this sample, 75.6% of the stressed bus drivers are in the resistance phase and 18.6% are in the exhaustion phase. Stress and its phases were correlated with length of service (p = 0.016), rest during working hours (p < 0.001), sleep quality (p = 0.001), and health self-assessment (p < 0.001). Conclusion: Stress is associated with working time, excessive daily workload, lack of time to rest, and poor sleep quality.^les^aMarco contextual: El estrés ocupacional es uno de los principales trastornos patológicos desencadenados por procesos inadecuados en el trabajo. Objetivos: Investigar el estrés y los estresores en conductores de autobuses. Metodología: Estudio descriptivo, exploratorio, de enfoque cuantitativo, desarrollado con 321 conductores y en el que se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp, el cual se analizó a través de las pruebas de ji cuadrado, Fisher y la razón de verosimilitud (IC = 95%). Resultados: De las personas estresadas, el 75,6 % está en la fase de resistencia y el 18,6% en la de agotamiento. Hubo una asociación del estrés y sus fases con el tiempo de trabajo en la empresa (p = 0,016), el tiempo de descanso durante el horario de trabajo (p < 0,001), la calidad del sueño (p = 0,001) y la autoevaluación de la salud (p < 0,001). Conclusión: El estrés está relacionado con el tiempo de servicio, la carga horaria diaria excesiva, la inexistencia de un horario para descansar y la pésima calidad del sueño.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License