serIV 15 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FIGUEIROA, Maria das Neves et al. A formação relacionada com a sexualidade humana na perceção de estudantes de enfermagem. []. , serIV, 15, pp.21-30. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17044.

^lpt^aEnquadramento: A sexualidade é um componente inerente à vida de todos os seres humanos. Desenvolve-se num processo contínuo, que se inicia antes do nascimento e só se encerra com a morte. Objetivos: Compreender a perceção dos universitários do curso de enfermagem sobre o conceito de sexualidade e a importância do estudo da temática da sexualidade na formação profissional. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório, utilizando metodologia qualitativa. A colheita de dados realizou-se a partir de entrevistas e análise de conteúdo. Resultados: Os entrevistados relacionaram a sexualidade com uma necessidade biológica que vai além do ato sexual e é influenciada por fatores psicológicos e culturais. Relataram a importância da temática, destacando que o tema foi visto durante a graduação de forma superficial. Conclusão: A sexualidade constitui-se como temática fundamental na formação do profissional enfermeiro e precisa de ser mais e melhor explorada nos cursos de graduação, inclusive para ampliar e otimizar a atuação destes profissionais de saúde em espaços que contemplem a abordagem da sexualidade como uma dimensão da vida, onde acontecem importantes experiências singulares.^len^aBackground: Sexuality is a dimension in the life of all human beings. It is a continuous process that begins before birth and ends with death. Objective: To understand undergraduate nursing students' perception of the concept of sexuality and the importance of including the study of sexuality in professional nursing higher education. Methodology: Descriptive, exploratory study, using qualitative methodology. Data were collected through interviews and analyzed using content analysis techniques. Results: Participants associated sexuality with a biological need that goes beyond the sexual act and that is influenced by psychological and cultural factors. They highlighted the importance of the topic and reported that it was only superficially addressed during their undergraduate degree. Conclusion: Sexuality is a key topic in professional nursing training and needs to be more and better explored in undergraduate degrees, namely to expand and optimize these health professionals' performance in situations that address sexuality as a life dimension characterized by unique experiences.^les^aMarco contextual: La sexualidad es un componente inherente a la vida de todos los seres humanos. Se desarrolla en un proceso continuo, que comienza antes del nacimiento y termina con la muerte. Objetivos: Comprender la percepción de los universitarios de la licenciatura de enfermería sobre el concepto de sexualidad y la importancia del estudio de la temática de la sexualidad en la formación profesional. Metodología: Estudio descriptivo, exploratorio, en el que se utiliza la metodología cualitativa. La recogida de datos se realizó a partir de entrevistas y del análisis de contenido. Resultados: Los entrevistados relacionaron la sexualidad con una necesidad biológica más allá del acto sexual y la cual se ve influenciada por factores psicológicos y culturales. Asimismo, señalaron la importancia de la temática y destacaron que, durante el grado, el tema se abordó de forma superficial. Conclusión: La sexualidad constituye una temática fundamental en la formación del profesional enfermero y necesita que se explote más y mejor en los grados, incluso para ampliar y optimizar la actuación de estos profesionales de la salud en espacios que contemplen el enfoque de la sexualidad como una dimensión de la vida, donde ocurren importantes experiencias singulares.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License