serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LIMA, Lígia Maria Monteiro; SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito; ALMEIDA, Maria Celeste Bastos Martins de    MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva. Ajustamento psicossocial e saúde em idosos: análise de clusters. []. , serIV, 16, pp.9-18. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17070.

Enquadramento: O envelhecimento saudável tem uma dimensão física e psicossocial, o que justifica a necessidade de melhor compreender o ajuste psicossocial das pessoas idosas. Objetivos: Estudar o processo de ajustamento psicossocial em idosos e explorar a sua associação com as variáveis sociodemográficas e clínicas. Metodologia: Estudo exploratório, quantitativo e transversal. Participaram 922 idosos residentes na comunidade, com idades entre os 64 e 99 anos. Foram estudadas as variáveis sociodemográficas e clínicas, perceção de saúde, afeto positivo e negativo, suporte social percebido e adesão aos medicamentos. Resultados: Identificou-se a existência de 3 perfis de ajustamento psicossocial. O perfil caracterizado pelos piores resultados em todos os indicadores, denominado de pior ajustamento, agrega os idosos com uma idade intermédia (M = 74,7; DP = 7,08) e que relatam mais sintomas e patologias. Conclusão: Este estudo sugere a existência de um grupo mais vulnerável de idosos, apontando para a necessidade de se desenvolverem intervenções de enfermagem focadas em recursos adaptativos promotores de uma melhor saúde e capacitação psicossocial.

: idoso; ajustamento social; saúde; análise por conglomerados.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License