serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

QUEIROS, Paulo Joaquim Pina et al. O cuidado e bom serviço dos enfermeiros em 1821-1822. []. , serIV, 16, pp.95-106. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17064.

Enquadramento: Após a revolução liberal de 1820 entra em funcionamento a primeira câmara eleita de representantes da nação portuguesa. Num contexto distanciado da profissionalização da enfermagem, do seu ensino, regulamentação e controlo, são várias as referências a enfermeiros. Objetivos: Analisar o que se discutia sobre enfermeiros e enfermagem em 1821-22 no Soberano Congresso. Metodologia: Pesquisa histórica nos diários das sessões, com levantamento, análise e interpretação de fontes. Resultados: Identificados 5 blocos temáticos, a figura de enfermeiro-mor, o Projecto de Regulamento Geral de Saúde Pública, a referência a enfermeiros, a presença de parteiras e sangradores, e a organização de espaços enfermarias e hospitais. Conclusão: Não há expressamente enfermagem, há enfermeiros. Enfermeiro-mor, diferenciado de enfermeiro. Persistência de sangradores e destaque à organização estruturada das parteiras. Existência de enfermeiro como cuidador, no espaço hospitalar e domiciliário, em processo de diferenciação de outras actividades de assistência ainda longe da profissionalização. Preocupações de higiene, segurança, qualificação, organização da assistência e dos espaços.

: história; enfermagem; história da enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License