serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

RODRIGUES, Sílvia Manuela Leite    SILVA, Paulo Manuel Marques. Parto eutócico versus cesariana eletiva e o impacto no desenvolvimento de competências da criança. []. , serIV, 16, pp.107-116. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17056.

^lpt^aEnquadramento: A cesariana é associada a diferente desenvolvimento de competências na criança. Deste modo, o tipo de parto pode influenciar a saúde da criança. Objetivos: Verificar se existem diferenças significativas entre os nascidos de parto eutócico e os nascidos de cesariana eletiva no desenvolvimento de competências aos 2 anos. Metodologia: Estudo do tipo observacional e transversal. Amostra constituída por 400 díades. Utilizada a metodologia quantitativa, através da análise multivariada com o Generalized Linear Models no IBM SPSS Statistics, version 18.0. Resultados: Os nascidos de cesariana apresentam menor índice de competências locomotoras mas entre os parâmetros normais para a idade. Apresentam um menor índice de competências manipulativas, visuais, de fala e linguagem e de autonomia pessoal comparativamente aos de parto eutócico. Nos índices de competências cognitivas, de audição e linguagem e de interação social não existem diferenças entre os grupos. Conclusão: Verificam-se diferenças significativas entre o desenvolvimento de algumas competências aos 2 anos de idade entre os nascidos de cesariana eletiva e os nascidos de parto eutócico.^len^aBackground: Caesarean section is associated with different development outcomes in children. In this way, the type of delivery can influence the health of the child. Objectives: To investigate the existence of differences in skill development up to the age of 2 between children who were born by vaginal delivery and those born by elective cesarean section. Methodology: Observational and cross-sectional study with a sample composed of 400 dyads, using a quantitative methodology based on a multivariate analysis with Generalized Linear Models in IBM SPSS Statistics, version 18.0. Results: Children born by cesarean delivery scored lower in the locomotor skill domain, but still within the normal parameters for their age. They also scored lower in the manipulative, visual, speech and language, and self-care skill domains than those born by vaginal delivery. No differences were found between groups in the cognitive, hearing and language, and interactive-social skills. Conclusion: Significant differences were found in the development of some skills at 2 years of age between children born by elective cesarean section and those born by normal delivery.^les^aMarco contextual: La cesárea se asocia con el diferente desarrollo de las competencias en el niño. De este modo, el tipo de parto puede influir en la salud del mismo. Objetivos: Comprobar si existen diferencias significativas entre los nacidos por parto eutócico y los nacidos por cesárea electiva en el desarrollo de las competencias a los 2 años. Metodología: Estudio de tipo observacional y transversal. Muestra constituida por 400 díadas. Se utilizó la metodología cuantitativa, a través del análisis multivariado con el Generalized Linear Models en el IBM SPSS Statistics, versión 18.0. Resultados: Los nacidos por cesárea presentan un menor índice de competencias locomotoras aunque se encuentran dentro de los parámetros normales para la edad. Asimismo, presentan un menor índice de competencias manipulativas, visuales, de habla y lenguaje, y de autonomía personal en comparación con los nacidos por parto eutócico. En los índices de competencias cognitivas, de audición y lenguaje, y de interacción social no existen diferencias entre los grupos. Conclusión: Se observan diferencias significativas entre el desarrollo de algunas competencias a los 2 años de edad entre los nacidos por cesárea electiva y los nacidos por parto eutócico.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License