serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

VARGAS SANTILLAN, Ma de Lourdes et al. Práticas de autocuidado em idosos: um estudo qualitativo numa população mexicana. []. , serIV, 16, pp.117-126. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17065.

Enquadramento: Os idosos realizam práticas de autocuidado com base no seu conhecimento popular, as quais precisam de ser avaliadas pela equipa de enfermagem. Objetivos: Descrever e analisar as práticas de autocuidado realizadas por idosos de uma população mexicana. Metodologia: Pesquisa etnográfica qualitativa, utilizando o método de análise qualitativa de Leininger. Resultados: Foram entrevistados 17 idosos. A análise originou 4 padrões explicativos: 1) Mantenho a minha paz mental através do que penso, sinto e acredito; 2) Eu cuido da minha dieta porque não é apenas o que é comido, mas como é comido; 3) Manter-me ocupado é o que me mantém em pé; 4) Pedindo ajuda e ajudando a si mesmo. As práticas de risco são adiar a atenção médica, a automedicação e as crenças de alimentação. Conclusão: A identificação das práticas expressas pelos idosos poderá constituir-se como uma mais-valia para o planeamento das intervenções de enfermagem no campo de cuidados culturalmente sensíveis.

: conhecimentos, atitudes e prática em saúde; idoso; cuidados de enfermagem; cultura.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License