serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SILVA, Rosana Maria de Oliveira et al. Tornar-se especialista: expectativas dos enfermeiros portugueses após a realização do curso de especialização. []. , serIV, 16, pp.147-154. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17076.

Enquadramento: O curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica é uma pós-licenciatura que confere o título de especialista, reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros Portugueses. Objetivo: Analisar as expectativas profissionais dos enfermeiros especialistas que frequentaram um Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica em Portugal. Metodologia: Estudo qualitativo para o qual se recorreu à entrevista semiestruturada. Amostra não probabilística de conveniência, constituída por 10 enfermeiros especialistas. As entrevistas foram transcritas e analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Resultados: Não houve mudança na carreira profissional após a conclusão do curso; a contribuição do curso para o desenvolvimento do conhecimento, da prestação de cuidados aos utentes e, consequentemente, maior competência profissional. Conclusão: Apesar da ausência de mudança na carreira profissional, os enfermeiros consideram que a frequência do curso lhes proporcionou maior competência para a prestação de cuidados de saúde na área da especialidade.

: internato não médico; especialização; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License