serIV 16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

GIL, Isabel Maria de Assunção et al. Eficácia da reminiscência na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida em idosos: protocolo de revisão sistemática. []. , serIV, 16, pp.155-160. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17055.

Contexto: As intervenções não-farmacológicas apresentam-se como valiosas estratégias terapêuticas dirigidas às pessoas com compromisso cognitivo, destacando-se na literatura a terapia de reminiscência (TR). Objetivos: Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da TR na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida em pessoas idosas em contexto institucional. Método de revisão: Será utilizada a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Desenvolver-se-á uma estratégia de pesquisa adequada a cada base/repositório para identificar os estudos relevantes. Proceder-se-á à análise de títulos e resumos, excluindo os artigos que não apresentem os critérios definidos no protocolo. Avaliar-se-á a qualidade metodológica dos restantes artigos. Os artigos incluídos serão alvo de extração de dados. Apresentação e interpretação dos resultados: A análise crítica dos dados existentes sobre a eficácia da TR nos domínios e contexto enquadrados contribuirá para a disseminação da melhor evidência disponível sobre o tema. Conclusão: A disseminação da melhor evidência disponível neste âmbito referido torna-se essencial para orientar a implementação e desenvolvimento de programas de TR, por profissionais de saúde, focados em adultos idosos com compromisso cognitivo, nos diversos contextos institucionais.

: idoso; disfunção cognitiva; reminiscência; cognição; depressão; qualidade de vida.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License