serIV 17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FIGUEIREDO, Ana Margarida Gomes; MELO, Rosa Cândida Carvalho Pereira de    RIBEIRO, Olivério de Paiva. Metodologia de cuidado humanitude: dificuldades e benefícios da sua implementação na prática. []. , serIV, 17, pp.53-62. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17063.

Enquadramento: A metodologia de cuidado humanitude (MCH), através de uma sequência estruturada de procedimentos cuidativos humanitude, permite operacionalizar a humanização dos cuidados. Objetivos: Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre as dificuldades na implementação da MCH e os benefícios da sua aplicação na prática. Metodologia: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa que envolveu a participação de 7 enfermeiros com formação sobre MCH. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Da análise dos discursos emergiram dificuldades na implementação da MCH relacionadas com fatores pessoais e organizacionais. Os principais benefícios da implementação desta metodologia abrangem os profissionais, as pessoas cuidadas e as instituições. Conclusão: Dados os benefícios identificados na implementação da MCH, torna-se fundamental ter em conta os fatores que dificultam este processo, e desenvolver algumas estratégias como o envolvimento dos líderes, no sentido de criarem as condições para uma efetiva apropriação e consolidação na práxis.

: cuidado humanitude; cuidados de enfermagem; relações enfermeiro-paciente; humanização da assistência.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License