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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LEON, Casandra G. R. M. Ponce de et al. Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil. []. , serIV, 18, pp.51-62. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18013.

^lpt^aEnquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.^len^aBackground: As an active teaching method, simulation allows improving cognitive and rational skills, critical judgment, teamwork, task division, and leadership. Objective: To describe the development of 2 clinical cases and validate them to be used in high-fidelity maternal-child simulation. Methodology: A two-phase methodological validation study was conducted. The first phase consisted of the identification of the school’s health care needs and the development of 2 clinical cases to be used in high-fidelity maternal-child simulation. The second phase consisted of the validation of the cases and instruments for assessment of simulation in the training process. Results: The experts assessed the items using the Content Validity Index (CVI). The suggestions aimed at improving the scenario assessment tools and contributed to the reliability of the developed clinical cases. Conclusion: The validation of the scenarios by the experts reflected the adequacy of the items in the instruments and promoted another implementation of the cases designed for high-fidelity maternal-child simulation.^les^aMarco contextual: La simulación, como método activo de enseñanza, permite estimular la capacidad cognitiva, la racional, la visión crítica y el ejercicio del trabajo en equipo, la división de tareas y el liderazgo. Objetivo: Describir la construcción de 2 casos clínicos y validarlos para su uso en la simulación realista materno-infantil. Metodología: Estudio de validación de tipo metodológico, realizado en dos fases. En la primera fase, se realizó la recopilación de las necesidades de atención en salud escolar y la elaboración de 2 casos clínicos para utilizarlos en la simulación realista materno-infantil. En la segunda fase se procedió a la validación de los casos y de los instrumentos elaborados para evaluar la simulación en el proceso de formación. Resultados: Los jueces evaluaron los ítems que se analizaron a través del Índice de Validez de Contenido (IVC). Se apuntaron las sugerencias para mejorar los instrumentos de evaluación de los escenarios y hubo una contribución a la fidedignidad de los casos clínicos construidos. Conclusión: La validación de los escenarios por los jueces viabilizó la adecuación de los ítems en los instrumentos, lo que favoreció una nueva implementación de los casos elaborados para la simulación realista materno-infantil.

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