serIV 18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

WINTERS, Joanara Rozane da Fontoura; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss    MAIA, Ana Rosete Camargo Rodrigues. O empoderamento das mulheres em vulnerabilidade social. []. , serIV, 18, pp.83-91. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18018.

^lpt^aEnquadramento: O empoderamento conduz à liberdade do indivíduo, fazendo-o participar nas ações coletivas, transformando-as e exercendo o papel de cidadão no seu ambiente. Objetivo: Identificar como as mulheres percebem o seu empoderamento e a sua autonomia após a participação no Programa Mulheres Mil. Metodologia: Pesquisa qualitativa, baseada no itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Participaram 9 mulheres inscritas no Programa Mulheres Mil. Resultados: A metodologia problematizadora utilizada pela enfermagem é um caminho para o desenvolvimento do empoderamento das mulheres. As participantes reconheceram a sua realidade, identificando as temáticas relacionadas com a violência contra a mulher e ao processo ensino-aprendizagem, permitindo a reflexão sobre a sua perspetiva de empoderamento, autonomia e transcendência da sua condição de vulnerabilidade. Conclusão: Projetos e programas, criados com o propósito de promover a inclusão educativa, social e económica, como no caso analisado neste estudo, envolvendo mulheres em vulnerabilidade, tornam-se importantes meios para uma melhor qualificação profissional e consequente autonomia económica destas mulheres. Destaca-se também a melhoria na qualidade de vida e a possibilidade de empoderamento das participantes.^len^aBackground: Empowerment leads to personal freedom, encouraging individuals’ participation in collective actions, transforming them, as citizens in their own environment. Objectives: To identify women’s perceptions of their empowerment and autonomy after participation in the Thousand Women Program (Programa Mulheres Mil). Methodology: Qualitative study based on Paulo Freire’s research itinerary. The sample was composed of 9 women participating in the Thousand Women Program. Results: The problematization methodology used by nursing is a way of increasing women’s empowerment. The participants acknowledged their reality and identified topics related to violence against women and the teaching-learning process, reflecting on their perceptions of empowerment, autonomy, and overcoming their situation of vulnerability. Conclusions: Projects and programs with the purpose of promoting the educational, social, and economic inclusion of women in situations of vulnerability are important for improving these women’s professional qualifications and, consequently, their economic autonomy, quality of life, and empowerment.^les^aMarco contextual: El empoderamiento conduce a la libertad del individuo, le hace participar en las acciones colectivas, transformarlas y ejercer el papel de ciudadano en su ambiente. Objetivo: Identificar cómo las mujeres perciben su empoderamiento y su autonomía tras la participación en el Programa Mujeres Mil. Metodología: Investigación cualitativa, basada en el itinerario de investigación de Paulo Freire. Participaron 9 mujeres inscritas en el Programa Mujeres Mil. Resultados: La metodología problematizadora utilizada por la enfermería supone un camino para el desarrollo del empoderamiento de las mujeres. Las participantes reconocieron su realidad, identificaron las temáticas relacionadas con la violencia contra la mujer, el proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que les permitió reflexionar sobre su perspectiva de empoderamiento, su autonomía y la trascendencia de su condición de vulnerabilidad. Conclusión: Proyectos y programas creados con el propósito de promover la inclusión educativa, social y económica, como en el caso analizado en este estudio, que involucra a las mujeres en el tema de la vulnerabilidad, se convierten en importantes medios para una mejor cualificación profesional y la consecuente autonomía económica de estas mujeres. Destaca también la mejora en la calidad de vida y la posibilidad de empoderamiento de las participantes.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License